Sobre
Economia e criatividade em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste é o tema de um conjunto de actividades desenvolvidas pela ACEP, em parceria com organizações e pessoas daqueles países, com o objectivo de conhecer e valorizar a inovação, a criatividade e a cultura como factores de desenvolvimento e de que este site é um dos resultados tangíveis.
Este trabalho apoia-se no entendimento da economia criativa enquanto sector que permite o desenvolvimento de actividades económicas, suportadas pelo capital cultural, criativo e artístico; transversal aos contextos culturais, artísticos, sociais e económicos; englobando, para além da criatividade, diferentes dimensões como a tecnologia e a geração de rendimentos com diferentes impactos socioeconómicos; e conferindo um carácter único aos bens e serviços gerados.
É assim um processo de procura de respostas para os desafios identificados e para a progressiva construção de visões estratégicas, ainda naturalmente escassas, num terreno onde o intangível é, por definição, um recurso ilimitado.
Iniciado em 2014 com apoio financeiro da Fundação Portugal-África, o trabalho veio a prosseguir e a alargar-se com financiamentos do Camões, I.P. e também da Fundação Calouste Gulbenkian.
As iniciativas de economia criativa incluídas neste web-site foram identificadas numa pesquisa de terreno realizada, a partir de um conjunto de critérios, como seja serem geradoras de identidade, de rendimentos e de inovação e serem reconhecidas no mercado e no meio envolvente.
Em 2020 a ACEP assinou com o Camões, I.P. um contrato que visa acolher e divulgar neste site informação do PROCULTURA, um programa europeu de cooperação delegada ao Camões I.P., que intervém em alguns dos segmentos criativos a que o site está dedicado.
Autorias e Colaborações
Alexandro Cardoso
André Nabais
Anita Wasik
Carlos Narciso
Cesar Schofield Cardoso
Dário Paraíso
Debora Sanches
Fatima Proença
Ilsa Sá
Inês Gonçalves
Irlando Ferreira
João Branco
João Tuna
Juliana Teixeira
Maria Amado
Maria Miguel Estrela
Mariana Ferreira
Mário Moniz
Marta Lança
Midana Mbussum
Mic Dax
Olívio Diogo
Orlando Garcia
Pedro Castanheira
Rita Cavaco
Rosana Albuquerque
Rui Carvalho
Rui Tavares
Samira Pereira
Sara Almeida
Sara Moreira
Saturnino Oliveira
Tânia Santos
Tavares Cebola
Vanessa Rodrigues
Abut
ALAIM
Andim Media
Appy
Artissal
Atelier Mar
Bastien Loloum
Black Box
Cheirus
Centro de Arte Artesanato e Design
Companhia de Dança Contemporânea de Angola
Dilicious
Empreza Diak
FONG-STP
Geração 80
Ku Si Mon
Luanda Night Life
Mariventos
Musa&Co
Okatiuka
OII
ORLEI
Plataforma das ONGs de Cabo Verde
Seday Design
Tiniguena
Tupuca
Antenas

Daniela Vieitas
Angola
Daniela Vieitas, nasceu em 1977 e vive entre Angola e Portugal, com algumas passagens demoradas em São Tomé e Príncipe. É actriz, colabora na implementação de projectos culturais, de desenvolvimento sustentável e de defesa de Direitos Humanos.

Matilde Dias
Cabo Verde
Matilde Dias, natural da cidade da Praia, Cabo Verde. Jornalista, produtora e apresentadora na Televisão de Cabo Verde. É editora e apresentadora do programa cultural “Revista”. Foi galardoada com o Prémio Nacional de Jornalismo. Colabora com a produtora cabo-verdiana Kori.

Nereide da Silva
Guiné-Bissau
Nereide Silva é assistente de comunicação, formada em Marketing e Comunicação. Actualmente, é responsável pela gestão e dinamização das plataformas digitais e redes sociais da Tiniguena e pela iniciativa ArtKontra COVID-19, financiada pela Unesco.

Tavares Cebola
Moçambique
Tavares Cebola vive em Maputo. Trabalhou durante muitos anos como livreiro e editor de conteúdos em projectos culturais e de tecnologia. Através da RIZOMA, um projecto editorial em Maputo, escreve e edita conteúdos para diversos mídia. Trabalha, exercendo funções curatoriais, com projectos nos domínios da música, artes visuais e literatura.

Katya Aragão
São Tomé e Príncipe
Katya Aragão nasceu em São Tomé e Príncipe. É jornalista, cineasta, argumentista e produtora. Formada em Ciências da Comunicação e da Cultura pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Foi uma das 20 cineastas selecionadas para a Competição African Folktales, Reimagined.

Natércia do Rosário
Timor-Leste
A Natércia do Rosário nasceu em Díli. É licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Nacional Timor Lorasa’e - UNTL e mestre em Educação Artística pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo. É professora da língua portuguesa e formadora da arte de contar histórias no grupo Haktuir Ai-knanoik.