Saltar para o conteúdo

Angola: Nylon Princeso termina mestrado em Teatro

  • Angola

14 de Julho de 2022


Angola: Nylon Princeso finishes Masters in Theatre

Nylon Princeso, PROCULTURA scholarship holder, has just finished his Master's degree in Theatre - Performing Arts option, at the Lisbon Higher School of Theatre and Cinema (ESTC). A football and theatre lover, Nylon chose football as a theatrical game as the subject of his thesis: "Football is a theatrical game: the aesthetic-artistic process of a theatrical creation". Nylon has a degree in theatre from the Faculty of Arts in Luanda, formerly known as ISART, and has been an assistant professor in body expression for the first grade class of the theatre performance course. He has also worked as a trainer and director in the Xabadá-Uiza project, and has worked in the direction of actors and actresses for several companies. Now back in Luanda, he holds a master's degree in theatre and has chosen to specialise in Performing Arts. Congratulations Nylon!


Angola: Nylon Princeso termine son master de théâtre

Nylon Princeso, boursier PROCULTURA, vient de terminer son master de Théâtre – Option Arts Performatifs, à l’Ecole Supérieure de Théâtre et de Cinéma de Lisbonne (ESTC). Amateur de football et de théâtre, Nylon a choisi le football comme jeu théâtral comme sujet de thèse : « Le football est un jeu théâtral : le processus esthétique-artistique d’une création théâtrale ». Nylon est diplômé d’une licence de théâtre de la Faculté d’arts de Luanda, anciennement appelée ISART, et a été professeur auxiliaire en expression corporelle pour la classe de première année du cours de performance théâtrale. Il a également travaillé comme formateur et metteur en scène dans le cadre du projet Xabadá-Uiza, et a travaillé dans la direction d’acteurs et actrices pour plusieurs compagnies. Aujourd'hui de retour à Luanda, il est détenteur d’un master en théâtre et a choisi de se spécialiser dans les Arts Performatifs par volonté d’explorer et de faire converger les différents savoirs de l’enseignement des arts. Félicitations Nylon!


Bolseiro PROCULTURA Nylon Princeso terminou o mestrado em Teatro - Especialidade em Artes Performativas, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC)

Amante de futebol e de teatro, Nylon escolheu para tema da sua tese o futebol, enquanto jogo teatral. Acredita que o processo artístico ou a forma de fazer teatro, vai além dos palcos e que existe uma relação primordial que é a questão do rito, que atua nos dois lados – “Tanto o futebol como o teatro, são atividades de comunidade que movem massas e nascem do povo, e é por onde voltam.” Existe uma série de códigos que atuam nos dois campos, ainda que a sua forma de o executar sejam completamente destintas umas das outras.

O título do estudo foi “FUTEBOL É UM JOGO TEATRAL: o processo estético-artístico de uma criação teatral”. Nylon explica que trata-se de uma abordagem mais técnica do processo criativo, envolvendo o encenador, os atores e os cenógrafos, permitindo que o estudo, sobre a relação entre o ser humano, a bola e o teatro, seja mais alargado. A abordagem pretende também trazer contextos de contemporaneidade quanto à teatralidade de um texto posto em cena de forma artística e dramática.

Licenciado em teatro pela Faculdade de artes de Luanda, anteriormente denominada ISART, foi professor auxiliar na disciplina de expressão corporal na turma do primeiro ano do curso. Foi também formador e encenador no Projeto Xabadá-Uiza e colaborou na direção de atores com algumas companhias locais.

Nylon, agora mestre em teatro, escolheu especializar-se em Artes Performativas porque quis explorar e confluir os diversos saberes do ensino das artes. “Esta oportunidade permitiu concretizar alguns projetos internacionais que já estavam sendo desenhados antes de cá estar.”

De volta a Angola diz levar “tudo e nada – acho que essa resposta, não muito concreta, faz mais sentido do que estar a apontar conhecimentos concretos que podem mudar muito antes de eu chegar e querer partilhar.” Acrescentou que “o homem cresce com a evolução da sociedade e dizer que estaria a levar uma coisa só, em função do que foi a minha aprendizagem enquanto estudante, seria enganar a mim a mesmo.”

Quando lhe pedimos algumas dicas para os seus colegas, Nylon respondeu que não é muito bom a dar conselhos quando se trata de cada um encontrar aquilo que lhe é pertinente. “Então resta-me apenas dizer, lutem pelo que desejam e sintam prazer ao fazê-lo.”

Parabéns Mestre Nylon!

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos