Saltar para o conteúdo

PROCULTURA divulga oportunidades de financiamento para a economia criativa nos PALOP e Timor-Leste

  • Moçambique

13 de Setembro de 2019


PROCULTURA unveils funding opportunities for the creative economy of PALOP and East Timor

The PROCULTURA PALOP-TL program to support the development of the cultural and creative economy (2019-2023) was presented at the Portuguese Cultural Center in Maputo in September 2019. This project aims to create jobs through the development of the cultural sector, the strengthening of skills at the artistic, technical and managerial level, as well as through the allocation of grants for projects that generate employment in the field of music, performing arts and children's literature.


PROCULTURA dévoile des opportunités de financement pour l'économie créative des PALOP et du Timor Oriental

Le programme PROCULTURA PALOP-TL pour le soutien au développement de l'économie culturelle et créative (2019-2023) a été présenté au Centre Culturel Portugais de Maputo en septembre 2019. Ce projet a pour objectif la création d'emplois à travers le développement du secteur culturel, le renforcement des compétences au niveau artistique, technique et de gestion, ainsi qu'à travers l'attribution de subventions pour des projets générateurs d'emplois dans le domaine de la musique, des arts scéniques et de la littérature jeunesse.


Para além da apresentação do projeto PROCULTURA, foi dinamizada uma sessão de esclarecimento no âmbito deste projeto.

A União Europeia e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. apresentaram, no dia 12 de setembro de 2019, em Maputo, no Centro Cultural Português, o projeto PROCULTURA – Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor-Leste, para apoio ao desenvolvimento da economia cultural e criativa nos seis países até 2023.

Participaram na apresentação e na sessão de esclarecimento que se seguiu o Embaixador da União Europeia em Moçambique, António Sánchez-Benedito, a Encarregada de Negócios de Portugal em Maputo, Carolina Cordeiro, o Vice-Presidente Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, o Secretário Permanente do Ministério da Cultura e Turismo, Domingos Artur do Rosário, a Coordenadora do Projeto, Helena Costa, artistas, académicos e profissionais do setor cultural.

O projeto PROCULTURA, com um orçamento de 19 milhões de euros, é financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P. e cofinanciado também pela Fundação Calouste Gulbenkian, e tem por objetivo a criação de emprego através do desenvolvimento do setor cultural.

A estratégia de intervenção tem duas abordagens complementares: 1) de competências dos recursos humanos destes setores, ao nível artístico, técnico e de gestão (incluindo oferta de educação formal técnico-profissional e superior); 2) de atribuição concorrencial de subvenções para investimento em projectos que possam ser geradores de emprego nos sectores da música, artes cénicas ou literatura infanto-juvenil.

As atividades do projeto serão implementadas através de uma ampla parceria, que inclui os Ministérios da Cultura, os Ministérios da Educação e tutelas da formação profissional e instituições de ensino nos PALOP e em Timor-Leste; a Agência Brasileira de Cooperação; a Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Desenvolvimento; a Associação das Universidades e Língua Portuguesa;  a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; a Rede de Institutos Nacionais de Cultura e Embaixadas da União Europeia; a Fundação Calouste Gulbenkian e o Ministério da Cultura de Portugal através da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos