Saltar para o conteúdo

ARTE PARTICIPATIVA – UM ESPAÇO PARA TODOS

  • economia criativa

10 de Dezembro de 2021


No dia 24 de outubro, diferentes agentes da comunidade artística juntaram-se no São Luiz Teatro Municipal para discutir Arte Participativa - um espaço para todos, em parceria com a iniciativa PARTIS da Fundação Gulbenkian e a EGEAC. As conversas podem agora ser (re)vistas com interpretação em Língua Gestual Portuguesa no website da Fundação.

Divididas em dois blocos, estas conversas quiseram fomentar o debate em torno dos desafios, os riscos e as oportunidades que o trabalho artístico com a comunidade representa do ponto de vista de programadores, jornalistas, membros do público, artistas profissionais e não-profissionais.

O primeiro painel, intitulado Novas vanguardas artísticas e sociais, contou com a moderação da jornalista e escritora Cláudia Galhós e foi debatido por Barbara Pollastri, Carla Flores, Madalena Victorino, Marco Martins, Mavá José e Victor Hugo Pontes. Entre outros temas, procurou-se discutir a definição de arte participativa, através da partilha de diferentes projetos, modelos e experiências.

Da parte da tarde, moderado por Hugo Cruz, o bloco Que lugar para a arte participativa na programação cultural? juntou as vozes de Fátima Alçada, John Romão, Gonçalo Frota, Marta Lança, Marta Martins e Sara Ferreira em torno de ideias como a participação cultural e política, o papel da arte participativa no trabalho e na vida de cada um e as potências e fragilidades que encontram nesta forma de arte partilhada.

As conversas podem agora ser (re)vistas com interpretação em Língua Gestual Portuguesa no website da Fundação.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos

Utilização de acordo com a nossa Política de Privacidade.