Atividades de literatura infantojuvenil a decorrer em Timor-Leste
8 de Março de 2022
Estão a decorrer em Timor-Leste as atividades de literatura infantojuvenil promovidas pelo PROCULTURA nos seis países dos PALOP-TL.
Iniciou esta semana no Centro Cultural Português em Díli, o primeiro de três Cursos de Pedagogia e Didática na área da literatura infantojuvenil, promovidos pelo PROCULTURA.
O curso, realizado em parceria com o projeto Pro-Português, conta com 53 participantes – formadores e docentes timorenses de 13 distritos do país. Os próximos cursos serão realizados até ao mês de maio, em parceria com o projeto CAFE (Centros de Aprendizagem e Formação Escolar) e a Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL).
Esta é uma das atividades do PROCULTURA na área da Literatura Infantojuvenil, realizadas pelo formador Miguel Gullander, Doutorado em Linguística, Línguas e Literaturas e Mestre em Pedagogia para o Desenvolvimento, docente de Língua Portuguesa de formação e escritor, nos seis países dos PALOP-TL.
Além dos cursos mencionados, está a decorrer, também no Centro Cultural Português de Díli, até dia 2 de abril, a oficina de escrita criativa “Construir Narrativas para crianças e jovens”, com a participação de 24 formandos.
Através do curso de pedagogia e didática da literatura infantojuvenil, pretende-se formar intensivamente educadores de infância, professores do ensino básico e estudantes de ambas disciplinas, na utilização da literatura como recurso de ensino-aprendizagem e para o estímulo da leitura em idade precoce.
Com a oficina de escrita criativa, para aspirantes a escritores, pretende-se transmitir métodos e técnicas para a produção literária, com enfoque na literatura infantojuvenil.
Estas atividades decorrem agora em Timor-Leste, depois de acontecerem em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique. Seguem-se a Guiné-Bissau e Angola.
O PROCULTURA é uma Ação do Programa Indicativo Multianual PALOP – Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

Oficina de Escrita Criativa

Curso de Pedagogia e Didática, realizado em parceria com o projeto Pro-Português