Saltar para o conteúdo

Atividades de literatura infantojuvenil a decorrer em Timor-Leste

  • Timor-Leste

8 de Março de 2022


Estão a decorrer em Timor-Leste as atividades de literatura infantojuvenil promovidas pelo PROCULTURA nos seis países dos PALOP-TL.

Iniciou esta semana no Centro Cultural Português em Díli, o primeiro de três Cursos de Pedagogia e Didática na área da literatura infantojuvenil, promovidos pelo PROCULTURA.

O curso, realizado em parceria com o projeto Pro-Português, conta com 53 participantes – formadores e docentes timorenses de 13 distritos do país. Os próximos cursos serão realizados até ao mês de maio, em parceria com o projeto CAFE (Centros de Aprendizagem e Formação Escolar) e a Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL).

Esta é uma das atividades do PROCULTURA na área da Literatura Infantojuvenil, realizadas pelo formador Miguel Gullander, Doutorado em Linguística, Línguas e Literaturas e Mestre em Pedagogia para o Desenvolvimento, docente de Língua Portuguesa de formação e escritor, nos seis países dos PALOP-TL.

Além dos cursos mencionados, está a decorrer, também no Centro Cultural Português de Díli, até dia 2 de abril, a oficina de escrita criativa “Construir Narrativas para crianças e jovens”, com a participação de 24 formandos.

Através do curso de pedagogia e didática da literatura infantojuvenil, pretende-se formar intensivamente educadores de infância, professores do ensino básico e estudantes de ambas disciplinas, na utilização da literatura como recurso de ensino-aprendizagem e para o estímulo da leitura em idade precoce.

Com a oficina de escrita criativa, para aspirantes a escritores, pretende-se transmitir métodos e técnicas para a produção literária, com enfoque na literatura infantojuvenil.

Estas atividades decorrem agora em Timor-Leste, depois de acontecerem em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique. Seguem-se a Guiné-Bissau e Angola.

O PROCULTURA é uma Ação do Programa Indicativo Multianual PALOP – Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

 

Oficina de Escrita Criativa

 

Curso de Pedagogia e Didática, realizado em parceria com o projeto Pro-Português

 

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos

Utilização de acordo com a nossa Política de Privacidade.