Saltar para o conteúdo

Cabo Verde: Bolseiro Yannik Fortes conclui Mestrado em Artes Cénicas

  • Cabo Verde

7 de Setembro de 2021


Cape Verde: scholarship student Yannik Fortes obtains his Master's degree in the field of Performing Arts

Co-founder of ALAIM - Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo, member of the board of directors of the Mindelact Festival and founder and artistic director of the theater company Cia. 50 pessoa, Yannik Fortes, originally from Cape Verde, completed his Master's degree in the field of Performing Arts at the NOVA University of Humanities and Social Sciences in Lisbon, with a scholarship from PROCULTURA.


Cap-Vert : l'étudiant boursier Yannik Fortes obtient son Master dans le domaine des Arts Scéniques

Co-fondateur de l'ALAIM - Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo, membre de la direction du Festival Mindelact et fondateur et directeur artistique de la compagnie de théâtre Cia. 50 pessoa, Yannik Fortes, originaire du Cap-Vert, a réalisé son Master dans le domaine des Arts Scéniques à l'Université NOVA de Sciences Humaines et Sociales à Lisbonne, avec une bourse d'étude de PROCULTURA.


O cabo-verdiano Yannik Fortes frequentou o Mestrado em Artes Cénicas, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, com o apoio de uma bolsa de estudos PROCULTURA.

O bolseiro Yannik Fortes, 26 anos, cabo-verdiano, concluiu o seu Mestrado em Artes Cénicas, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Parabéns!

Ainda em Cabo Verde, Yannik já tinha frequentado o curso de iniciação teatral do Centro Cultural Português no Mindelo e estudou interpretação na In Impetus Escola de Atores em Lisboa. Foi cofundador da ALAIM – Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo, é membro da direção do Festival Mindelact e fundador e diretor artístico da companhia de teatro Cia. 50 Pessoa.

Em 2019, a oportunidade de frequentar o Mestrado em Artes Cénicas, com o apoio de uma bolsa de estudos PROCULTURA, permitiu, para além da aquisição de novos conhecimentos e da conclusão de um ciclo de estudos pós-graduados em artes cénicas, conhecer e trocar experiências com artistas de várias nacionalidades: “dotou-me de ferramentas que tornam possível o domínio das mais diversas linguagens cénicas e o desenvolvimento da consciência artística e do processo criativo. Acima de tudo, esta experiência revelou-se como sendo um grande intercâmbio cultural e um momento de transformação, tanto pessoal como académico. Levo para Cabo Verde uma nova forma de encarar as artes cénicas, isso devido a vários inputs, vivências e formas de fazer que fiquei a conhecer”.

De regresso a Cabo Verde, numa primeira fase, Yannik Fortes pretende partilhar os conhecimentos adquiridos com artistas nacionais. Pretendo aprofundar ainda mais a sua pesquisa, pois acredita na sua relevância para a caracterização do teatro das ilhas.

Aos bolseiros PROCULTURA, que iniciam ou continuam os seus estudos no próximo ano letivo, recomenda que aproveitem esta experiência ao máximo e que não se limitem apenas às atividades curriculares, pois existe uma grande diversidade cultural em Portugal que deve ser conhecida.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos