Cabo Verde: Ministro da Cultura lança o desafio de um novo modelo de governança cultural
4 de Outubro de 2022
Cape Verde: Minister of Culture launches challenge of new model of cultural governance
Minister of Culture of Cape Verde participates in the World Conference on Public Policies of the Cultural Sector and Sustainable Development, in Mexico. At the conference, the Cape Verdean minister presented a package of proposals for the development of culture and creative industries, particularly with regard to the definition of concrete public policies and funding for the sector.
Cap-Vert : Le Ministre de la Culture lance le défit d'un nouveau modèle de gouvernance culturelle
Le Ministère de la Culture du Cap-Vert a participé à la Conférence Mondiale sur les Politiques Publiques dans le Secteur Culturel et le Développement Durable, au Mexique. A l'occasion de l'évènement, le Ministère capverdien a présenté un ensemble de proposition pour le développement de la culture et de l'industrie créative, notamment en ce qui concerne la définition de politiques publiques concrètes et le financement du secteur.
Ministro da Cultura de Cabo Verde participa na Conferência Mundial sobre as Políticas Públicas do Sector Cultural e Desenvolvimento Sustentável, no México.
“Temos que desenhar um novo modelo de governança cultural que ponha os criadores no centro”, afirmou o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, durante a sessão sobre “o futuro da economia criativa”, na Conferência Mundial sobre as Políticas Públicas do Sector Cultural e Desenvolvimento Sustentável, que decorreu no México. O MONDIALCULT 2022 foi a maior conferência global dedicada à cultura nos últimos 40 anos e reuniu mais de 100 ministros e profissionais da área da cultura para debater o futuro da cultura e das indústrias e/ou economias criativas. Pela primeira vez, a cultura foi declarada como um bem essencial a nível global e lançou-se o desafio de incluir um objetivo para o setor da cultura no Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Na conferência, o ministro cabo-verdiano apresentou um pacote de propostas para o desenvolvimento para a cultura e indústrias criativas, sobretudo no que tange a definição de políticas públicas concretas e o financiamento do setor. Abraão Vicente defende “o estabelecimento de tetos mínimos para investimento na cultura; a criação de projetos e sinergias regionais; a difusão de mecanismos de valorização e monetização da Propriedade Intelectual; aprofundar e trabalhar os sectores das indústrias criativas como sectores económicos”.