Saltar para o conteúdo

Filmes produzidos com o apoio do PROCULTURA PALOP-TL participam na 14.ª edição do FESTin, em Lisboa

  • cinema
  • Festival

26 de Junho de 2023


Films produced with the support of PROCULTURA PALOP-TL participate in the 14th edition of FESTin, in Lisbon

FESTin - Itinerant Portuguese Language Film Festival has selected four short films produced under projects funded by PROCULTURA, two from Cape Verde and two from Mozambique, to be screened at its 14th edition, taking place in Lisbon between June 29 and July 7.


Des films produits avec le soutien de PROCULTURA PALOP-TL participent à la 14ème édition du FESTin, à Lisbonne

Le FESTin – Festival de Cinema Itinérant de Langue Portugais a sélectionné quatre courts-métrages produits dans la cadre des projets financés par PROCULTURA, deux du Cap-Vert et deux du Mozambique, pour être projeté lors de sa 14ème édition qui se déroulera à Lisbonne du 29 juin au 7 juillet.


O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa selecionou quatro filmes de curta-metragem produzidos no âmbito de projetos financiados pelo PROCULTURA, dois de Cabo Verde e dois de Moçambique, para serem exibidos na sua 14.ª edição, a decorrer em Lisboa entre 29 de junho e 7 de julho.

O projeto PROCULTURA PALOP-TL vai apoiar a presença, em Lisboa, de dois produtores de cinema de Cabo Verde e Moçambique, convidados a participar na 14.ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, entre 29 de junho e 7 de julho (festin-festival.com).

O FESTin selecionou quatro filmes de curta-metragem produzidos no âmbito de projetos financiados pelo PROCULTURA, dois de Cabo Verde e dois de Moçambique, para serem exibidos na sua 14.ª edição. Neste seguimento, foram convidados a apresentar presencialmente os seus trabalhos os produtores do filme de animação “Fita Cor-de-Rosa” e do documentário “Manas”.

Os quatro filmes que vão ser exibidos são:

– Fita cor-de-rosa, de Mon de Anjo, uma animação 3D produzida em Cabo Verde pela JovemTudo, com base numa história de Odair Varela (presente no festival);

– Manas, de André Bahule (presente no festival), um documentário sobre a presença e a força das mulheres no hip hop, produzido entre Moçambique e o Brasil;

– Timbila, de Andreas Scheibenreif, documentário produzido pela Mango Studio para a Associação Positivo, sobre o instrumento tradicional moçambicano, reconhecido como Património Mundial pela UNESCO;

– Cimboa, de Carlos Barbosa, um documentário sobre o instrumento tradicional de Cabo Verde, Património Cultural Imaterial Nacional, produzido pelo Instituto do Património Cultural de Cabo Verde, organismo do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas.

Dia 30 de junho às 17h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa, serão exibidos os três documentários, inseridos na mostra “Os diferentes sotaques da lusofonia”. No dia 1 de julho, às 17h30, também no Cinema São Jorge e dia 2 de julho, às 17h00, no Cinema Incrível, em Almada, será exibido o filme de animação, selecionado para a Competição de Curtas.

 

O PROCULTURA é um projeto integrado no Programa Multianual PALOP- TL e União Europeia, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P. e cofinanciado pela
Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste, em particular nas áreas da música, da dança e do teatro, com um orçamento de 19 milhões de euros.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos