Saltar para o conteúdo

IX Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe

  • São Tomé e Príncipe

20 de Junho de 2022


IX Biennial of Art and Culture in São Tomé and Príncipe

The 9th edition of the Biennial of Art and Culture of São Tomé and Príncipe will begin on Saturday, June 25. The opening ceremony will take place at the CACAU space - Casa das Artes Criações Ambiente Utopias - at 5 pm, with the performance of Tchiloli and the Griot Theater "The Laughter of the Necrophages". This will be a month full of events with the participation of local and international theater, dance and music artists, among others. Not to be missed! The theme of this biennial event is "Discovering the WE".


IXe Biennale de l'Art et de la Culture à São Tomé et Príncipe

La 9ème édition de la Biennal de l'Art et de la Culture de São Tomé et Principe débutera samedi 25 juin. La cérémonie d'ouverture aura lieu à l'espace CACAU - Casa das Artes Criações Ambiente Utopias - à 17h, avec la performance de Tchiloli et du Téâtre Griot "Le rire des Nécrophages". Ce va être un mois plein d'évènements comptant sur la participation d'artistes de théâtre, de danse et de musique - entre autres -, locaux et internationaux. À ne pas manquer ! "À la (re)découverte du NOUS" est le thème de cette biennale.


Decorre de 25 de junho a 25 de julho a IX Bienal de arte e cultura de São Tomé e Príncipe com o tema “À (re)descoberta de Nós, e dos povos de língua portuguesa. Da história ao património comum, das utopias ao futuro”.

Inicia no sábado dia 25 de junho a 9ª edição da Bienal de arte e cultura de São Tomé e Príncipe. A cerimónia de abertura, já no próximo sábado, terá lugar no espaço CACAU – Casa das Artes Criação Ambiente Utopias – às 17h00, de São Tomé, com a “performance” do Tchiloli e Teatro Griot “O riso dos Necrófagos”.

Vai ser um mês cheio de eventos a não perder, com a participação de artistas locais e internacionais nas áreas do teatro, dança, música, entre outros. Acompanhe o programa em Entreposto das Artes.

Sobre o evento, por João Carlos Silva:

À (re)descoberta de NÓS
Da história ao patrimônio comum, das Utopias ao Futuro.

À (re)descoberta de NÓS, tema da IX Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe, inspirado num texto escrito por João Carlos Silva a pedido do PNUD- Programa das Nações
Unidas para o Desenvolvimento, para o primeiro Relatório de Desenvolvimento Humano de S. Tomé e Príncipe, em 1998: A Descoberta de NÓS.

Assente em cinco pontos centrais: descobrir, desassossegar, desafiar, dinamizar e desenvolver, propunha criar um movimento artístico e cultural, provocador e transversal a toda a sociedade santomense. Assumia também o papel da CULTURA, como elemento fundamental para a transformação econômica e social do País.

O tema, mais tarde transformado em projeto multidisciplinar, pretende promover São Tomé e Príncipe, enquanto Entreposto Cultural, numa permanente viagem através de um exercício criativo e dinâmico de (re)construção de PONTES entre NÓS e o OUTRO.
Particularmente, com os povos de Língua Portuguesa e os da nossa sub-Região.

Na (re)descoberta da identidade de São Tomé e Príncipe, das suas matrizes europeias e africanas e dos seus mais variados PATRIMÓNIOS.

Com base nesse princípio, a BIENAL pretendeu, desde sempre, criar as condições necessárias para que São Tomé e Príncipe, possa funcionar como um verdadeiro Entreposto Cultural e Laboratório de Criação Artística, para o espaço lusófono e para a sub-região. E desta forma advogar e promover a reflexão e discussão de políticas de promoção e valorização cultural.

(…)

Sonhar continua a ser Preciso.
Fazer ainda é Possível.

O curandeiro/Curador João Carlos Silva


A bienal é promovida pelo Entreposto das Artes, outro projeto apoiado pelo PROCULTURA. Este pretende afirmar a cultura são-tomense e cabo-verdiana no contexto da lusofonia e da sub-região africana, como veículo de promoção de identidade nacional e desenvolvimento socioeconómico. Pode consultar aqui informação sobre o projecto.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos