Saltar para o conteúdo

Mestrando do PROCULTURA Venâncio Calisto no Festival d’Avignon

20 de Julho de 2021

Venâncio Calisto recebeu uma bolsa de estudo do projeto PROCULTURA PALOP-TL e frequenta atualmente o Mestrado em Teatro e Comunidade, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.

O ator e encenador moçambicano Venâncio Calisto participa este mês na 75.ª edição do Festival d’Avignon, como estagiário artístico da equipa de “O cerejal”, a última peça do dramaturgo russo Anton Tchekhov, encenada por Tiago Rodrigues do Teatro Nacional Dona Maria II (Lisboa), numa co-produção entre sete países e com atores de várias origens.

Veja aqui alguns excertos da peça – https://festival-avignon.com/fr/audiovisuel/la-cerisaie-anton-tchekhov-tiago-rodrigues-extraits-77000

Natural de Maputo, Venâncio Calisto é beneficiário de uma bolsa de estudo do projeto PROCULTURA PALOP-TL e encontra-se a frequentar o Mestrado em Teatro e Comunidade, na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, desde 2019.

Durante a sua estada em Portugal Venâncio participou ainda em inúmeros projetos e lançou em livro a sua primeira peça de teatro “O alguidar que chora ou a história das pedras que falam”.

Mais informações – https://www.opais.co.mz/venancio-calisto-estreia-peca-e-lanca-livro-em-portugal/

Desejamos muito sucesso ao Venâncio na continuação dos seus estudos, nos projetos artísticos e no regresso a Moçambique!

As bolsas de estudo para cidadãos dos PALOP e Timor-Leste, no âmbito do projeto PROCULTURA PALOP-TL, têm como objetivo favorecer a contemporaneidade e inovação nos setores da música e das artes cénicas, através do acesso à educação de referência e mobilidade internacional de criadores e fazedores das artes no seio dos PALOP e Timor-Leste.

O PROCULTURA é uma ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian para apoio à economia cultural e criativa nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e em Timor-Leste, entre 2019 e 2024.