Saltar para o conteúdo

Mestrando do PROCULTURA Venâncio Calisto no Festival d’Avignon

  • Moçambique

20 de Julho de 2021


Diplômé d'un master PROCULTURA, Venâncio Calisto rejoint l'équipe de la Cerisaie de Techkov à Avignon

Grâce à une bourse d'étude obtenue dans le cadre du programme PROCULTURA PALOP-TL, Venâncio Calisto, originaire de Maputo, réalise son Master Théâtre et Communauté à l'Ecole Supérieur de Théâtre et Cinéma à Lisbonne. Cet auteur et metteur en scène mozambicain participe à la 75e Edition du Festival d'Avignon comme stagiaire au sein de l'équipe de La Cerisaie d'Anton Techkhov, spectacle de la cour d'honneur du Palais des Papes et dernière pièce du dramaturge russe mise en scène par Tiago Rodrigues du Théâtre National Dona Maria II (Lisbonne).


Venâncio Calisto recebeu uma bolsa de estudo do projeto PROCULTURA PALOP-TL e frequenta atualmente o Mestrado em Teatro e Comunidade, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.

O ator e encenador moçambicano Venâncio Calisto participa este mês na 75.ª edição do Festival d’Avignon, como estagiário artístico da equipa de “O cerejal”, a última peça do dramaturgo russo Anton Tchekhov, encenada por Tiago Rodrigues do Teatro Nacional Dona Maria II (Lisboa), numa co-produção entre sete países e com atores de várias origens.

Veja aqui alguns excertos da peça – https://festival-avignon.com/fr/audiovisuel/la-cerisaie-anton-tchekhov-tiago-rodrigues-extraits-77000

Natural de Maputo, Venâncio Calisto é beneficiário de uma bolsa de estudo do projeto PROCULTURA PALOP-TL e encontra-se a frequentar o Mestrado em Teatro e Comunidade, na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, desde 2019.

Durante a sua estada em Portugal Venâncio participou ainda em inúmeros projetos e lançou em livro a sua primeira peça de teatro “O alguidar que chora ou a história das pedras que falam”.

Mais informações – https://www.opais.co.mz/venancio-calisto-estreia-peca-e-lanca-livro-em-portugal/

Desejamos muito sucesso ao Venâncio na continuação dos seus estudos, nos projetos artísticos e no regresso a Moçambique!

As bolsas de estudo para cidadãos dos PALOP e Timor-Leste, no âmbito do projeto PROCULTURA PALOP-TL, têm como objetivo favorecer a contemporaneidade e inovação nos setores da música e das artes cénicas, através do acesso à educação de referência e mobilidade internacional de criadores e fazedores das artes no seio dos PALOP e Timor-Leste.

O PROCULTURA é uma ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian para apoio à economia cultural e criativa nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e em Timor-Leste, entre 2019 e 2024.

 

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos