Moçambique: Apresentação de projetos PROCULTURA em Moçambique, no âmbito da V Cimeira Portugal-Moçambique
1 de Setembro de 2022
Mozambique: Presentation of PROCULTURA projects in Mozambique at the V Portugal-Mozambique Summit
In the context of the V Bilateral Summit between Portugal and Mozambique, the presentation of three projects funded by PROCULTURA in Mozambique took place today, September 1st, 2022, at Camões - Portuguese Cultural Centre in Maputo.
Mozambique : Présentation des projets PROCULTURA au Mozambique dans le cadre du cinquième sommet Portugal-Mozambique
Trois projets subventionnés par PROCULTURA au Mozambique ont été présentés aujourd'hui, 1er septembre 2022, au Camões - Centre Culturel Portugais de Maputo, dans le cadre du cinquième sommet bilatéral entre le Portugal et le Mozambique.
No âmbito da V Cimeira Bilateral entre Portugal e Moçambique realizou-se hoje, dia 1 de setembro de 2022, no Camões - Centro Cultural Português em Maputo, a apresentação de três projetos subvencionados pelo PROCULTURA em Moçambique.
Os projetos Marimba, Música para Todos e BDPALOP foram apresentados representando os dez projetos implementados em cinco províncias – Maputo, Inhambane, Niassa, Cabo Delgado e Nampula – representando um valor global de 4 milhões de euros.
Entre os dez projetos em Moçambique, sete são coordenados por entidades moçambicanas. Está ainda em curso o projeto de desenvolvimento de um polo de criação artística contemporânea em Maputo.
Estes projetos irão, ao longo dos próximos dois anos, contribuir para a criação de emprego no setor cultural nas áreas da Música, Artes Cénicas e Literatura Infantojuvenil e, simultaneamente, promover a comercialização e internacionalização da produção artística dos PALOP e de Timor-Leste ao nível regional e internacional.
A cerimónia contou com a presença do Primeiro Ministro de Portugal, António Costa, e da Ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, Eldevina Materula, bem como do Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, e do Encarregado de Negócios da União Europeia em Moçambique.
Na sua intervenção, António Costa destacou que a cultura é geradora de crescimento e de riqueza e salientou que o PROCULTURA permite “aproximar os países de língua portuguesa”, e também os continentes europeu e africano, dando “projeção global e internacional a todos”.
À saída do edifício o primeiro-ministro foi surpreendido pela artista Janeth Mulapha, artista da Companhia Converge+, beneficiária do PROCULTURA.
“Durante a sua atuação a bailarina ‘puxou’ António Costa para uma coreografia improvisada e o passeio na rua em frente do Centro Cultural Português virou uma pista de dança, onde os dois rodopiaram.” (lusa.pt)
À chegada atuaram a família Zango, artistas da Nzango Artist Residence, entidade parceira do polo de criação artística.