Moçambique: PROCULTURA apoia polo de criação artística VASIKATE.
17 de Julho de 2023
Mozambique: PROCULTURA supports VASIKATE artistic creation pole.
The second of the three artistic residencies planned under the VASIKATE: Afro-Atlantic Trails project took place between June 13 and 30 in Maputo, Mozambique. VASIKATE, a word from Chopi culture that means woman, is an artistic creation hub that promotes a musical exchange program between Portuguese-speaking countries through artistic residencies, with a focus on promoting women artists. This is a PROCULTURA activity managed in partnership with the Calouste Gulbenkian Foundation. Follow what happened at : https://www.facebook.com/NzangoArtistResidency
Decorreu em Maputo a segunda das três residências artísticas previstas no âmbito do projeto VASIKATE: trilhas afro-atlânticas.
Decorreu entre 13 e 30 de junho, em Maputo, Moçambique, a segunda das três residências artísticas previstas no âmbito do projeto VASIKATE: trilhas afro-atlânticas.
Este ano, participaram na residência as artistas Bela Zango de Moçambique e Karyna Gomes da Guiné-Bissau. A residência incluiu composição musical, ensaios, espetáculos ao vivo, uma masterclass comunitária e a gravação de um CD com as composições inéditas que resultaram da mistura entre ritmos de Moçambique e Guiné-Bissau.
O VASIKATE, palavra da cultura Chopi que significa mulher, é um polo de criação artística que promove um programa de intercâmbio musical entre países lusófonos através de residências artísticas, com foco na promoção de mulheres artistas. Esta é uma atividade PROCULTURA gerida em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.
Acompanhe o que se passou em : https://www.facebook.com/NzangoArtistResidency
O PROCULTURA é uma ação do Programa PALOP–TL e UE, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P., e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem por objetivo a promoção do emprego nas atividades geradoras de rendimento no setor cultural nos PALOP e em Timor-Leste.