Saltar para o conteúdo

Moçambique: PROCULTURA participa em Evento Académico no âmbito das celebrações do Dia da Europa em Maputo

21 de Maio de 2024

No passado dia 15 de maio, o PROCULTURA participou no Evento Académico "Juventude sem fronteiras", realizado na Universidade Pedagógica, campus da Lhanguene, em Maputo, no âmbito das comemorações do Mês da Europa.

No passado dia 15 de maio, o PROCULTURA participou no Evento Académico “Juventude sem fronteiras”, realizado na Universidade Pedagógica, campus da Lhanguene, em Maputo, no âmbito das comemorações do Mês da Europa.

Durante o evento o PROCULTURA esteve presente com uma banca de exposição onde pôde apresentar os seus programas de bolsas de licenciatura, mestrado e de mobilidade para estudantes do ensino superior, partilhando testemunhos de bolseiros que já terminaram os seus estudos.

O PROCULTURA participou também com a apresentação de dois momentos culturais. O primeiro, uma apresentação de música clássica, composição do ex-bolseiro de residência artística Estevão Chissano, interpretada ao violoncelo pelo ex-bolseiro de Licenciatura, Florêncio Manhique, e duas colegas na voz. O segundo, uma apresentação musical da ECO-BAND, um resultado do projeto Música para Todos, que utiliza instrumentos produzidos com materiais reciclados e outros materiais de fácil acesso.

O bolseiro Florêncio Manhique, participou também na ronda de depoimentos, junto de outros ex-bolseiros que estudaram em vários países na Europa.

A sala esteve cheia com estudantes, professores e especialistas académicos, e com a presença do Ministro para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, do Magnífico Reitor da Universidade Pedagógica, Jorge Ferrão, a Chefe da Cooperação Embaixador da União Europeia em Moçambique, Paula Vazquez, dos Chefes de Cooperação dos Estados Membros da União Europeia.

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos