Saltar para o conteúdo

Moçambique: Projeto financiado pelo PROCULTURA, VASIKATE – Trilhas Afro-Atlânticas, promove criação artística entre países lusófonos

6 de Junho de 2024

Teve lugar no dia 29 de maio, Galeria do Porto de Maputo, em Moçambique, o concerto de apresentação pública dos resultados da 3ª residência artística do projeto VASIKATE - Trilhas Afro-Atlânticas, no âmbito do PROCULTURA em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

O concerto trouxe ao público uma mistura Moçambique-Angola representada pelas vozes de Tinoca Zimba, de Moçambique, e Esperanca Mirakiza Africana de Angola, acompanhadas pelas percussões de Matchume Zango e pelos beats de Nandele.

No mesmo dia aconteceu o Masterclass VASIKATE na Escola de Comunicação e Artes da UEM. Foi um momento de muitas trocas de experiências entre as artistas e os estudantes. Tinoca Zimba e Esperança Mirakiza partilharam como foi o processo criativo durante a residência artística, as referências que cada uma traz das suas origens e os desafios e potencialidades das mulheres na produção musical. No final, foram sorteados para os estudantes presentes, 10 CDs VASIKATE 2023, álbuns que resultam da 2ª edição da residência, em 2023.

O VASIKATE – Trilhas Afro-Atlânticas é um polo de criação artística que teve o objetivo de criar um programa de intercâmbio musical entre países lusófonos através de residências artísticas e, por meio da pesquisa e gravação musical e visual, documentar as tradições e musicalidades africanas, criando uma plataforma catalisadora de colaborações entre estes países, com foco na promoção de mulheres artistas.

Durante três anos, o projeto realizou três residências artísticas (uma por ano) para artistas moçambicanas em parceria com uma artista de outro país de língua portuguesa, três masterclasses com estudantes universitários de Música da ECA-UEM, workshops de capacitação com três grupos artísticos de bairros periféricos locais, três apresentações ao vivo, nas redes sociais e através de um tour virtual e live streams dos resultados das

residências e com a gravação de um álbum com seis músicas criadas em cada uma. Os álbuns produzidos são promovidos a nível internacional através da sua divulgação digital.

Veja aqui os resultados e alguns momentos das três edições: VASIKATE 2022 com Lenna Bahule (MZ) e Josyara (BR);  VASIKATE 2023, Bella Zango (MZ) e Karyna Gomes (GB);

VASIKATE 2024 Tinoca Zimba (MZ) e Esperança Mirakiza Africana (AO.

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos