Saltar para o conteúdo

PROCULTURA adapta-se para mitigar consequências económicas e sociais da pandemia COVID-19 nos PALOP e Timor-Leste

8 de Abril de 2020

PROCULTURA interrompe ações presenciais mas a equipa encontra-se acessível por correio eletrónico.

Perante a ameaça global de saúde e as medidas de emergência adotadas nos PALOP e em Timor-Leste, adaptaram-se atividades do projeto e tomaram-se medidas cautelares que contribuíssem para o esforço de prevenção das autoridades nacionais e para mitigar impactos económicos e sociais.

Os escritórios e as equipas do projeto interromperam as ações presenciais mas encontram-se acessíveis por correio eletrónico e disponíveis para informar e apoiar operadores e criadores dos setores da cultura.

As atividades continuam:

  • Concurso DIVERSIDADE para subvenções a pequenos projetos que contribuam para o emprego e diversidade cultural, aberto aos setores público e privado, agora com extensão de prazo até 30 de abril. Os operadores culturais dos seis países podem conceber ou rever agora as suas propostas à luz das consequências económicas e sociais, dificuldades ou eventuais oportunidades criadas pelas medidas de emergência de saúde pública nas suas áreas de atividade. O formulário de candidatura é de fácil preenchimento, aqui.
  • Concursos para atribuição de bolsas internacionais de licenciatura e mestrado para o próximo ano letivo, nas áreas da música e artes cénicas. Os formulários de candidatura estão disponíveis aqui.
  • Inscrições para futuras edições de cursos intensivos sobre Empreendedorismo Cultural e Fontes de Financiamento, para profissionais da economia criativa e cultural. Candidaturas através de e-mail com CV para a equipa do projeto em cada país (contactos em baixo).
  • Inscrições para futuras edições de cursos de Pedagogia e Didática da Literatura Infantojuvenil, para educadores, professores e profissionais das escolas de formação inicial de professores. O curso poderá realizar-se também online. Candidate-se com CV através de e-mail.
  • Concurso para subvenções a projetos internacionais criadores de emprego nas áreas da música, artes cénicas e literatura infatojuvenil dos PALOP e Timor-Leste, a iniciar brevemente, aqui.

Mantenha-se a par do que acontece no PROCULTURA e no programa da União Europeia PALOP-TL também aqui.

Ou fale com a equipa:

Angola: Dalila Salvador, em procultura.ao@camoes.mne.pt

Cabo Verde: Guilherme Bragança, em procultura.cv@camoes.mne.pt

Guiné-Bissau: Cláudia Rocha, em procultura.gb@camoes.mne.pt

Moçambique: Helena Costa e Diana Manhiça, em procultura.mz@camoes.mne.pt

São Tomé e Príncipe: Ana Ferreira, em procultura.stp@camoes.mne.pt

Timor-Leste: Filipa Soares, em procultura.tl@camoes.mne.pt

Europa: Mercedes Pinto, em procultura@camoes.mne.pt

O projeto PROCULTURA PALOP-TL| Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor-Leste tem o propósito de contribuir para o emprego nos setores culturais. É financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P., em parceria com a rede de Institutos Culturais e Embaixadas da União Europeia (EUNIC).