Saltar para o conteúdo

PROCULTURA apoia pequenos projetos em Timor-Leste

  • Timor-Leste

11 de Fevereiro de 2020


PROCULTURA supports small projects in East Timor

The launch of the funding project for cultural diversity DIVERSIDADE took place on January 30, 2020 at the Portuguese Cultural Center of the Embassy of Portugal in Dili. This program makes available 600,000.00 EUR distributed among the PALOP countries and East Timor, for the award of grants for projects or actions that aim to contribute to the creation of jobs in the cultural sector and to promote cultural diversity in these countries.


PROCULTURA soutient des petits projets au Timor Oriental

Le lancement du projet de financement pour la diversité culturelle DIVERSIDADE a eu lieu le 30 janvier 2020 au Centre Culturel Portugais de l'Ambassade du Portugal à Dili. Ce programme met à disposition 600.000,00 EUR distribués entre les pays du PALOP et le Timor Oriental, pour l'attribution de subventions pour des projets ou actions ayant pour vocation de contribuer à la création d'emplois dans le secteur culturel et à favoriser la diversité culturelle dans ces pays.


O instrumento DIVERSIDADE disponibilizará 600.000,000 EUR, distribuídos pelos seis PALOP e Timor-Leste, para apoio a pequenos projetos.

No dia 30 de janeiro de 2020, realizou-se, no Centro Cultural Português da Embaixada de Portugal em Díli, o lançamento do DIVERSIDADE – Instrumento de financiamento para a diversidade cultural, cidadania e identidade.

O DIVERSIDADE disponibiliza 600.000,00 EUR, distribuídos pelos seis países PALOP e Timor-Leste, para atribuição de subvenções a pequenos projetos ou ações, apresentados por pessoas individuais ou coletivas, que possam contribuir para a criação de emprego adicional nos setores culturais e, simultaneamente, para a diversidade cultural e para a cidadania através da cultura como valores sociais.

O DIVERSIDADE é uma atividade do projeto PROCULTURA PALOP-TL – Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor-Leste”, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a rede de Institutos Culturais dos Estados-Membros da União Europeia (EUNIC).

O evento de lançamento contou com intervenções do Embaixador de Portugal em Timor-Leste, José Pedro Machado Vieira, do Embaixador da União Europeia em Timor-Leste, Andrew Jacobs e do Secretário de Estado da Arte e Cultura de Timor-Leste, Teófilo Caldas.

Segundo Andrew Jacobs, Embaixador da União Europeia em Timor-Leste, “a União Europeia está comprometida em promover a cultura Timorense como uma força motriz para a participação democrática. E encorajamos expressões culturais que promovem a diversidade, o diálogo intercultural, os direitos humanos e os valores democráticos.”

Por sua vez, o Embaixador de Portugal em Díli, referiu que “Timor-Leste possui grande riqueza de saberes locais, que vão de noções espirituais do mundo físico a métodos tradicionais de governação, bem como uma diversidade de manifestações culturais com potencial para a geração de emprego e rendimento”.

O período de candidaturas decorre de 1 de fevereiro de 2020 e 30 de setembro de 2022, de acordo com as regras definidas no regulamento e formulários publicados aqui.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos