Saltar para o conteúdo

PROCULTURA PALOP-TL forma 35 empreendedores e gestores culturais em Angola

  • Angola

21 de Novembro de 2019


PROCULTURA PALOP-TL has trained 35 entrepreneurs in the cultural sector in Angola

The first part of the Course on Cultural Entrepreneurship and Sources of Financing, within the framework of the European Union project PROCULTURA, in partnership with the Portuguese Institute Camões and the Spanish Agency for International Development Cooperation (AECID) ended on 20 November 2019 in Luanda.


PROCULTURA PALOP-TL a formé 35 entrepreneurs dans le secteur culturel en Angola

La première partie du Cours sur l'Entrepreneriat Culturel et les Sources de Financement, dans le cadre du projet de l'Union Européenne PROCULTURA, en partenariat avec l'Institut Portugais Camões et l'Agence Espagnole de Coopération Internationale pour le Développement (AECID) s'est terminé le 20 novembre 2019 à Luanda.


O evento de encerramento contou com a presença do Secretário de Estado das Indústrias Culturas e Criativas, o Embaixador da União Europeia, o Embaixador de Espanha em Angola e o Conselheiro da Embaixada de Portugal.

No âmbito do projeto da União Europeia PROCULTURA PALOP-TL, terminou no dia 20 de novembro de 2019, em Luanda, a primeira ação do Curso de Empreendedorismo Cultural e Fontes de Financiamento, uma parceria entre o Camões, I.P. e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

O evento de encerramento contou com a participação de João Constantino, Secretário de Estado das Indústrias Culturais e Criativas do Ministério da Cultura em Angola, Tomas Ulicny, Embaixador da União Europeia, Manuel Ruigomé, Embaixador de Espanha e João Martins, Conselheiro da Embaixada de Portugal. O curso decorreu entre os dias 4 e 20 de novembro e nele participaram 35 empreendedores e gestores culturais em Angola.

Na opinião dos formandos Adelino Caracol e Ingrid Fortez “o curso foi importante para refletir sobre os recursos que podem gerar ativos para a cultura angolana e “para estabelecer boas conexões futuras”. Filipe Petronilho acrescentou que “o mérito desta formação foi juntar 35 elementos com diferentes experiências culturais, que culminou numa vontade unânime de desenvolver o país”.

O curso será implementado em todos os PALOP e Timor-Leste e está já agendado para Maputo, entre os dias 2 e 18 de dezembro. Tem como meta formar 420 profissionais da cultura, nomeadamente gestores culturais, empreendedores, empresários ou que exerçam funções técnicas em organizações com atividade relevante nos setores da economia cultural e criativa, públicas ou privadas.

PROCULTURA é uma Ação do Programa Indicativo Multianual PALOP – Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, IP e cofinanciada também pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem por objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste, com um orçamento de 19 milhões de euros.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos