PROCULTURA dinamiza 1º Curso de Literatura e Pedagogia infanto-juvenil, na FAED
18 de Novembro de 2019
PROCULTURA runs the 1st Course of Literature and Pedagogy for Youth at the Faculty of Education and Sport (FaED) in Cape Verde
Within the framework of the European Union project PROCULTURA, the opening of the 1st edition of the Course of Literature and Youth Pedagogy took place on November 14, 2019 at the Faculty of Education and Sport (FaED) of Assomada in Cape Verde.
PROCULTURA anime le 1er Cours de Littérature et Pédagogie jeunesse à la Faculté d'Education et du Sport (FaED) au Cap-Vert
Dans le cadre du projet de l'Union Européenne PROCULTURA, l'ouverture de la 1ère édition du Cours de Littérature et de Pédagogie jeunesse a eu lieu de 14 novembre 2019 à la Faculté d'Education et du Sport (FaED) d'Assomada au Cap-Vert.
Primeira edição do Curso de Literatura e Pedagogia infanto-juvenil é financiada pelo projeto PROCULTURA PALOP-TL.
No âmbito do projeto da União Europeia PROCULTURA, teve lugar no dia 14 de novembro de 2019, na Faculdade de Educação e Desporto (FaED) da Assomada, a abertura da primeira edição do Curso de Literatura e Pedagogia infanto-juvenil. Estiveram presentes na sessão de abertura, representantes da FaED da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), da Delegação da União Europeia (DUE) em Cabo Verde e do Camões, I.P.
Em Cabo Verde, a primeira edição do curso será associada à unidade curricular Didática da Literatura da Licenciatura em Educação Básica, estando ainda previstas outras edições nas cidades da Praia e do Mindelo. Hulda Costa, responsável pela unidade curricular, confirma que “esta formação coincide totalmente com as nossas mais profundas necessidades académicas e desejo de evolução no conhecimento da língua e literatura (…). O entusiasmo e vitalidade da equipa do PROCULTURA inspira-nos e promove em nós um maior desejo de participação e casamento de ideias”.
Esta ação tem como objetivo formar 480 educadores de infância e professores do ensino básico na utilização da literatura como recurso de ensino-aprendizagem, nos PALOP e Timor-Leste, para estímulo da leitura em idade precoce e criação de novos leitores. “A cultura cria pontes entre as pessoas, especialmente entre os mais jovens, por isso a educação e a cultura andam sempre de mãos dadas (…) Este novo programa da UE, PROCULTURA PALOP-TL, tem por objetivo contribuir para aumentar o emprego e criar atividades geradoras de rendimento, em particular no sector cultural, através de uma abordagem regional contribuindo desta forma para concretizar a estratégia de Aliança África-Europa para investimentos e empregos sustentáveis”, referiu a representante da DUE em Cabo Verde, Catarina Jesus.
PROCULTURA é uma Ação do Programa Indicativo Multianual PALOP – Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada também pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem por objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste, com um orçamento de 19 milhões de euros.