Saltar para o conteúdo

Projeto da União Europeia PROCULTURA PALOP-TL promoveu a participação na WOMEX – Worldwide Music Expo 2022

2 de Novembro de 2022


Participation of the European Union's PROCULTURA PALOP-TL project in the WOMEW - Worldwide Music Expo 2022

8 musical projects from PALOP and East Timor were presented at the WOMEZ - Worlwide Music Expo 2022, in the framework of the European Union project PROCULTURA. The event took place in Lisbon from October 19 to 23. PROCULTURA also had a stand in the exhibition area of the fair, where several ambassadors and ministers, as well as music professionals and artists from PALOP and East Timor were received.


Participation du projet PROCULTURA PALOP-TL de l'Union européenne à la WOMEW - Worldwide Music Expo 2022

8 projets musicaux des PALOP et du Timor Oriental ont été présentés à la WOMEZ - Worlwide Music Expo 2022, dans le cadre du projet de l'Union Européenne PROCULTURA. L'évènement a eu lieu à Lisbonne du 19 au 23 octobre. PROCULTURA a également tenu un stand dans l'espace d'exposition de la foire, où furent reçus plusieurs ambassadeurs et ministres, ainsi que des professionnels de milieu musical et artistes originaires des PALOP et du Timor Oriental.


O projeto da União Europeia PROCULTURA PALOP-TL participou na WOMEX - Worldwide Music Expo 2022, que decorreu em Lisboa entre o dia 19 e 23 de outubro

No âmbito do projeto da União Europeia PROCULTURA PALOP-TL oito projetos do setor da música, nos PALOP e Timor-Leste, participaram na WOMEX – Worldwide Music Expo 2022, que se realizou de 19 a 23 de outubro, em Lisboa.

Estiveram representados os projetos “Thambwé – Recuperação, valorização e divulgação do património musical Cokwe” de Angola, “Música gera cultura, Música gera economia” e “Studio Coletivo” de Cabo Verde, “Festival Raiz” de Moçambique, “Rizoma – Desenvolvimento económico através da música e das artes cénicas” implementado na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe, “Entreposto das Artes” em São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, Marimba coordenado em Portugal implementados em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste, e, ainda, o “Resistência e Afirmação Cultural”, que abrange todos os PALOP e Timor-Leste.

O PROCULTURA esteve presente com um stand no espaço de exibição da feira, onde acolheu a visita da Embaixadora da União Europeia de Cabo Verde, Carla Grijó, assim como o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente. Acolheu ainda o Embaixador da União Europeia da Guiné-Bissau, Artis Bertulis. Visitaram também o stand diversos profissionais na área musical e vários artistas conhecidos nos PALOP e Timor-Leste.

Além do seu próprio trabalho de divulgação e networking, durante estes dias, os participantes do PROCULTURA tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos em vários programas da RTP África e da RDP África.

O PROCULTURA promoveu a participação nesta feira, com o objetivo de melhorar o acesso aos mercados internacionais de projetos em implementação nos PALOP e em Timor-Leste e, simultaneamente, divulgar a riqueza musical daqueles países.

Paralelamente, o projeto Marimba organizou um evento para sua apresentação junto de diversos atores da indústria musical que se encontravam em Lisboa no âmbito da WOMEX. Durante este evento decorreu um pequeno concerto com artistas de renome nos países onde é implementado o Marimba, e que são embaixadores do projeto no terreno. A vice-presidente do Camões I.P., Cristina Moniz, marcou presença nesta festa, onde pôde também conhecer os representantes dos restantes projetos PROCULTURA que participaram na feira, e no referido evento.

A WOMEX é um dos maiores encontros musicais internacional e culturalmente diverso. Com mais de 3100 profissionais da indústria e mais de 113 países envolvidos, a WOMEX constitui uma oportunidade única para networking com produtores e artistas internacionais, agências, festivais e órgãos de comunicação social.

 

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos