Projeto Marimba vai apoiar projetos de jovens empreendedoras em Angola, Moçambique e Timor-Leste, com o apoio do PROCULTURA
2 de Julho de 2024
Foram anunciadas as vencedoras do Concurso Jovens Empreendedoras, que decorreu entre 8 de março e 8 de abril, em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste, promovido pelo projeto Marimba, no âmbito do PROCULTURA.
O concurso Marimba pretende apoiar startups, na área das indústrias criativas dirigido a jovens mulheres que tenham entre 18 e 30 anos de idade, de nacionalidades e residentes em Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e Timor-Leste.
Concorreram a título individual ou em grupo, vários projetos inovadores, perspetivando a criação de empresas, com viabilidade e potencial de crescimento, tendo sido selecionadas as seguintes vencedoras:
Angola
- Fernanda Isama Lopes (Projeto de Turismo Cultural)
- Vânia Solange Quilo (Projeto Sorriso Chana, Eventos Culturais)
Moçambique
- Carla da Rosa David Seleça (Projeto Criarte de Acessórios de moda com motivos africanos)
- Isália Justino Cardoso (Projeto APOLÍNEO – Design e moda artesanal e Estúdio de Capacitação)
Timor-Leste
- Adelina Teresa Pereira Jerónimo (Projeto FURAK – estúdio e galeria de arte (produção artesanal)
- Dulcia Maria Tilman (Projeto Obrarte – Artes Criativas, loja online com produtos artísticos, literários e musicais, destacando a riqueza cultural de Timor-Leste)
A iniciativa teve como objetivo incrementar o empreendedorismo qualificado, criativo e aberto ao mundo, promovendo respostas inovadoras aos desafios atuais, capacitando jovens empreendedoras para as novas tendências de negócio à escala global, resultando na criação de emprego sustentável e na geração de fontes de receitas próprias.
Por outro lado, o concurso visa apoiar as mulheres na realização dos seus objetivos empreendedores, promovendo o crescimento pessoal, profissional e económico, bem como, contribuir, através de negócios liderados por mulheres, para o desenvolvimento económico e social das comunidades, gerando empregos e promovendo a igualdade de género.
Espera-se estimular a criação de oportunidades para que as participantes construam redes de contactos, estabeleçam parcerias e compartilhem experiências com outras empreendedoras e profissionais do sector.
O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.