Saltar para o conteúdo

Rizoma apresenta o espetáculo “Klêsê ku Leji”

6 de Dezembro de 2023

A Fundação da Criança e da Juventude apresentou na Casa das Artes Criação Ambiente e Utopias (CACAU), o espectáculo “Klêsê ku Leji”. A iniciativa acontece no âmbito do projecto cultural RIZOMA.

O projecto RIZOMA, implementado pela ENGIM – Ente Nazionale Giuseppini del Murialdo, em parceria com a Fundação da Criança e da Juventude (STP), a Federação das Organizações Não Governamentais (STP), a Associação de Promoção Social Bantaba (GB), a Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal e a Câmara Municipal de Portalegre (PT), visa o desenvolvimento da educação e da economia através do empoderamento de crianças e jovens enquanto promove a cultura são-tomense através da música e das artes cénicas a par do empreendedorismo jovem. Até então, o projecto tem 70 beneficiários.

O maestro da orquestra social RIZOMA, Clismar Carvalho, disse que a orquestra é resultado de todo um trabalho feito semanalmente por cada professor.

“É um trabalho muito árduo, tendo em conta as diversas dificuldades que nós encontramos pelo caminho. Mas graças a Deus nós fomos ultrapassando e hoje está aqui o fruto.” – Clismar Carvalho

Segundo a coordenadora nacional do RIZOMA, Cristina Paços d’Arco, a orquestra social só começou efectivamente há cerca de 9 meses, quando receberam da Europa todos os instrumentos que fazem parte da orquestra.

“As nossas crianças e jovens começaram a aprender a música, a ver pela primeira vez os instrumentos, a ver uma nota musical, a ver uma pauta… Até então eles não conheciam nada. Foi realmente uma grande evolução. Mostra que eles têm vontade de aprender. O que tem realmente sido algo maravilhoso para nós, na instituição e no projecto ver o desenvolvimento dessas crianças e desses jovens dentro deste contexto musical. Porque no fundo as orquestras sociais existem para fazer música e para mudar a vida de muitas crianças e muitos jovens, que estão em contexto de vulnerabilidade, e que através da música consegue-se ajudar a dar um rumo e vida diferente.” – Cristina Paços d’Arco.

O RIZOMA é apoiado pelo PROCULTURA, financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos