Saltar para o conteúdo

“Salaam” é o jogo criado por um jovem sudanês que viveu 22 anos em campo de refugiados

9 de Março de 2020

Salaam significa paz em árabe. O jogo, criado por Lual Mayen, tem como objectivo sobreviver a situações conflitos e encontrar paz e segurança.

Agora com 24 anos, Lual Mayen criou a sua própria empresa de vídeo jogos, a Junub Games.  O empresário, que vive actualmente nos Estado Unidos da América, utilizou a sua experiência de vida para criar o jogo Salaam. Durante grande parte da sua vida, o jovem sudanês viveu num campo de refugiados no Uganda.

O jogo, cujo título significa paz em árabe, tem como temática processos de construção de paz e de resolução de conflitos. Os jogadores adoptam o papel de um refugiado que tem que escapar a bombas, encontrar água e ganhar pontos de energia que garantam a sobrevivência da personagem enquanto esta tenta fugir de uma realidade de guerra e conflito para uma situação de paz e segurança. Se a personagem ficar sem energia o jogador é incentivado a comprar água, comida ou medicamentos. Este dinheiro reverte a favor de umas das ONG com quem a Junub Games tem parcerias.

A primeira versão do jogo foi criada por Lual Mayen enquanto este ainda vivia como refugiado. Com o crescimento da indústria de vídeos jogos, jogos como o Salaam poderão ter um impacto significativo na resolução de conflitos.