São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau: Maestro português Eduardo Lála conduz formações e concertos com a Orquestra Social RIZOMA, no âmbito do PROCULTURA
2 de Março de 2024
Realizou-se nos dias 10 e 23 de fevereiro, em São Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissau, respetivamente, um concerto da Orquestra Social do projeto RIZOMA, conduzido pelo maestro português Eduardo Lála, no âmbito do PROCULTURA.
Os concertos foram o resultado final das residências artística para os alunos e professores da orquestra. O maestro Lalá deslocou-se a cada um dos países para estas formações.
Veja em baixo as reportagens da RTP África sobre cada um dos eventos nestes links:
São Tomé e Príncipe: https://rtpafrica.rtp.pt/cultura/guine-bissau-projeto-juvenil-conjuga-tradicao-musical-local-e-abordagens-contemporaneas/
Guiné-Bissau: https://rtpafrica.rtp.pt/cultura/sao-tome-e-principe-primeiro-grande-concerto-da-orquestra-social-rizoma/
O Rizoma pretende promover o setor cultural como potenciador da economia e educação, bem como divulgar a cultura musical dos PALOP. Tem por base a formação de orquestras e o apoio a empresas culturais, o projeto é implementado na GB, PT e STP.
O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.