Timor-Leste: Natércia Rosário termina mestrado em Educação Artística
24 de Maio de 2022
East Timor: Natércia Rosário graduates in Art Education
"Natércia, go back with a lot of luggage". This is the advice her teacher gave her when she arrived in Portugal. "She arrived with a small hand luggage, today when she returns to East Timor she needs the help of two friends to carry everything to the airport. She leaves with knowledge, experience and learning to share and continue to develop in Timor."
Timor Oriental : Natércia Rosário obtient son diplôme en Education Artistique
“Natércia, repars avec plein de bagages". C'est le conseil que lui a donné sa professeure quand elle est arrivée au Portugal. "Elle est arrivée avec un petit bagage à main, aujourd'hui à son retour au Timor Oriental elle a besoin de l'aide de deux amis pour tout transporter jusqu'à l'aéroport. Elle repart avec des connaissances, de l'expérience et un apprentissage à partager et à continuer de développer au Timor".
“Natércia volta com imensa bagagem.” Foi o conselho da minha professora quando chegou a Portugal. “Trazia uma bagagem pequena nas mãos, agora no meu regresso para Timor-Leste é preciso de ajuda de dois amigos para levar as bagagens até o aeroporto. Levo bagagens de conhecimento, experiência e aprendizagens para partilhar e desenvolver em Timor.”
Natércia é timorense e tem 28 anos. Fez um Mestrado em Educação Artística no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal. Escolheu Educação Artística porque é professora da língua portuguesa e contadora de histórias em Timor-Leste. Com o mestrado quis aperfeiçoar a arte de contar histórias, e ao mesmo tempo aprimorar a língua portuguesa. Enquanto professora quis adquirir novos conhecimentos e desenvolver a capacidade criativa e dinâmica de apresentar uma aula.
O tema da sua tese foi a formação do Grupo Haktuir Ai-knanoik em Timor-Leste. Esta dissertação assenta no estudo do referido grupo, focando a arte de contar historias em contexto escolar, no âmbito da Educação Artística. Os objetivos do estudo prendem-se com a promoção cultural da arte (que tende a diminuir), assim como na compreensão das intervenções educativas do grupo, face à importância da preservação da tradição oral, através das histórias.
Neste estudo conclui-se que o trabalho dos Haktuir Ai-knanoik revela grande importância para o Ministério da Educação, pelo seu contributo na inclusão de atividades relacionadas com as artes no processo educativo das crianças e jovens timorenses. E extremamente significativo na salvaguarda e preservação da tradição oral.
Da experiência em Portugal Natércia gostou de tudo (menos do frio!). Gostou da cultura, das pessoas, das paisagens e da gastronomia. E do conhecimento que absorveu. “A experiência de estudar em Portugal foi uma oportunidade preciosa, conheci muitas pessoas de diferentes nacionalidades e diferentes culturas que ampliaram a minha visão acerca do meu conhecimento.”
Terminou com o curso com 16 valores e 17 na defesa da tese. Confessa não ter sido fácil, tendo em conta os anos atípicos que se viveram. “Tivemos que nos adaptar à situação da pandemia para além de estarmos muito distantes de casa.” Natércia orgulha-se muito do resultado final, que considera frutos desses anos de batalha.
Aos seus colegas bolseiros diz que “andem pela frente e força para lutar esta batalha”. E cita-lhes Aristóteles: “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”.
Quando chegou a Portugal a sua professora disse-lhe que aproveitasse muito bem a oportunidade e que regressasse com muita bagagem:
“Natércia volta com imensa bagagem – foi o conselho da minha professora quando cheguei a Portugal. Trazia uma bagagem pequena nas mãos, agora no meu regresso para Timor-Leste preciso ajuda de dois amigos para levar as bagagens até o aeroporto. Levo bagagens de conhecimento, experiência e aprendizagens para partilhar e desenvolver em Timor.”
Promete continuar a pesquisar, aprender e a desenvolver o seu trabalho constantemente, e agradece a oportunidade de fazer parte de um projeto que considera ser de grande valia para o seu país.
Parabéns e boa sorte Natércia!