PROCULTURA é apresentado pela União Europeia e Camões, I.P. em Maputo
12 de Setembro de 2019
The European Union and the Camões Institute present PROCULTURA in Maputo
The European Union program PROCULTURA (Promotion of Employment for Management Activities in the Cultural Sector in Portuguese Official Language African Countries and East Timor - PALOP-TL) was presented in Maputo (Mozambique) in September 2019. The project planned to last 51 months with a budget of 19 million euros is funded by the EU, co-financed and coordinated by the Portuguese Institute of Cooperation Camões and co-financed by the Calouste Gulbenkian Foundation. Its objective is to develop training and to award grants for national and regional projects in order to promote job creation in the cultural sector in PALOP and East Timor.
L'Union Européenne et l'Institut Camões présente PROCULTURA à Maputo
Le programme de l'Union Européenne PROCULTURA (Promotion de l'Emploi pour les Activités de Gestion dans le Secteur Culturel dans les Pays Africains de Langue Officielle Portugaise et au Timor Oriental - PALOP-TL) a été présenté à Maputo (Mozambique) en septembre 2019. Le projet prévu sur une durée de 51 mois avec un budget de 19 millions d'euros est financé par l'UE, co-financé et coordonné par l'Institut Portugais de Coopération Camões et co-financé par la Fondation Calouste Gulbenkian. Il a pour objectif de développer des formations et d'attribuer des subventions pour des projets nationaux et régionaux afin de favoriser la création d'emplois dans le secteur culturel dans les PALOP et au Timor Oriental.
Apresentação do PROCULTURA em Maputo conta com a presença do Embaixador da União Europeia em Moçambique, de um representante do Ministro da Cultura e Turismo e do Vice-Presidente do Camões, I.P.
A União Europeia e o Camões, I.P. fazem a apresentação oficial, em Moçambique, do projeto PROCULTURA – Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Sector Cultural, nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PALOP – TL). A ação terá lugar na quinta-feira, 12 de setembro de 2019, às 15h, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, na presença do Embaixador da União Europeia em Moçambique, António Sánchez-Benedito, de representante do Ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduro, e do Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes.
O projeto PROCULTURA é financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P., cofinanciado também pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Com a duração total de 51 meses, o PROCULTURA tem um orçamento global de 19 milhões de euros para atividades de capacitação, formação e subvenções para projetos nacionais e regionais, com o objetivo geral de promover a criação de emprego na economia cultural e criativa nos PALOP – TL.
Compreende duas abordagens complementares: desenvolvimento das capacidades nacionais, a longo prazo, por reforço de competências dos recursos humanos da economia criativa e cultural ao nível artístico, técnico e de gestão (abrangendo a oferta educação técnico-profissional e superior); e atribuição de subvenções a projetos geradores de emprego nos sectores da música, artes cénicas e literatura infanto-juvenil. Enquadra-se nos princípios do Consenso Europeu em matéria de desenvolvimento (O Nosso Mundo, a Nossa Dignidade, o Nosso Futuro), nomeadamente, no reconhecimento de que a cultura favorece «a inclusão social, a liberdade de expressão, a formação da identidade, o empoderamento civil e a prevenção de conflitos, enquanto potencia o crescimento económico», e na intenção da União Europeia e dos seus Estados membros de fomentar a economia e as políticas culturais quando estas contribuam para alcançar desenvolvimento sustentável.
A implementação do PROCULTURA será feita em parceria com os Ministérios da Cultura e outras tutelas do sector, com os Ministérios da Educação e tutelas da formação profissional e com as instituições de ensino nos PALOP e em Timor-Leste; com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC); a Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Desenvolvimento (AECID); a Associação das Universidades e Língua Portuguesa (AULP); a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); a Rede de Institutos Nacionais de Cultura e Embaixadas da União Europeia (EUNIC); a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e o Ministério da Cultura de Portugal através da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.
São convidadas a participar na apresentação do projeto, que permitirá esclarecer dúvidas sobre os seus objetivos e instrumentos de financiamento, todas as instituições públicas, instituições de ensino, organizações da sociedade civil, empresas, profissionais e criadores com atividade ou interesse nos sectores da cultura.