Saltar para o conteúdo

Bernardino Soares

A fotografia como ponte para descobrir, comunicar e conhecer


Bernardino Soares

Bernardino Soares starts from his country’s and family’s history to transform it in conceptual art, and understands photography as a form of painting. After studying photography in Indonesia, Bernardino Soares decided to open a company, in 2012, that provides services in photography, video-making, and training. He promotes activities with youths, cultivating photography as a way to know the world and to share experiences.


Bernardino Soares

Bernardino Soares part de l’histoire de son pays et de sa famille pour s’inspiré en art conceptuel, et comprend la photographie comme une forme de peinture. Après avoir étudié la photographie en Indonésie, Bernardino Soares a décidé de créer une entreprise, en 2012, qui fournit des services de photographie, de réalisation vidéo et de formation. Il promeut des activités avec les jeunes, cultivant la photographie comme un moyen de connaître le monde et de partager des expériences.


Bernardino Soares parte da história do país e da família para as transformar em arte conceptual.

Bernardino Soares parte da história do país e da família para as transformar em arte conceptual, entendendo a fotografia como uma pintura. Recorda que quando era criança sempre brincou com a máquina fotográfica do pai. A arte apareceu na sua vida pela dança criativa no Centro de Juventude Padre António Vieira, experiência que abriu caminho para se conectar com a sua sensibilidade e conceptualidade, interrogando-se como transformar sentimentos em algo visual. No secundário costumava fotografar com amigos e decidiu ir estudar fotografia para a Indonésia. Quando regressou a Timor-Leste começou a trabalhar como fotógrafo para as Nações Unidas, onde aprendeu muito sobre fotografia, vídeo documental e “final arts”.

Em 2012 Bernardino Soares decidiu fundar uma empresa que presta serviços nas áreas de fotografia (artística, de eventos, documental), vídeo e formação. A experiência na área, as competências especializadas, o estudo e pesquisa permanentes têm contribuído para manter a sua atividade e os clientes nacionais e internacionais.

Na área da formação, tem dinamizado actividades com jovens, promovendo a fotografia como meio de expressão, de conhecer o mundo e como meio de partilha de experiências. Tem como objectivos, a edição de um livro de fotografia e a produção de exposições individuais, nacionais e internacionais, a promoção da fotografia no país e a educação de novos fotógrafos: “Na fotografia “temos de estar livres, abertos à imaginação, e ser um pouco loucos.”

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos