Saltar para o conteúdo

Companhia Nacional de Teatro, Canto e Dança

Um papel incontornável no cenário cultural santomense

A Companhia Nacional de Teatro, Canto e Dança foi criada em 1987 a partir da experiência de Moçambique.

The National Theatre, Vocal Music and Dance Company was created in 1987 based on the experience of Mozambique. They perform shows adjusted to each context, either theatre, dance or a combination of both. Although not yet professionalized, the Company plays an essential role in specialised artistic training, in the national cultural scenario and in dissemination of national production at international level.

A Companhia Nacional de Teatro, Canto e Dança está integrada na Direcção Geral da Cultura de São Tomé e Príncipe, e foi criada a partir da experiência da Companhia Nacional de Canto e Dança de Moçambique. Tem por missão promover a formação superior em educação artística. A companhia de teatro foi criada em 1987, com um primeiro grupo composto por 7 actores e actrizes e posteriormente, foi criada a companhia de canto e de dança.

Conta, na atualidade, com cerca de 12 elementos, todos artistas são-tomenses, 6 homens e 6 mulheres, entre os 25 e os 60 anos de idade. Participam em eventos nacionais e internacionais, incluindo em Festivais como o FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, Porto, Portugal) e têm colaborações com grupos estrangeiros, como o grupo de teatro português O Bando.

Realizam espectáculos em diversos formatos, que ajustam ao contexto, de teatro, dança ou mistos. A companhia foi institucionalizada em 2004, abrindo-se a possibilidade de profissionalização, que contudo, ainda não foi concretizada. Apesar disso, a Companhia tem um papel incontornável na formação especializada em teatro, canto e dança, na dinamização do cenário cultural são-tomense, e na divulgação da produção artística nacional noutras partes do mundo.