Saltar para o conteúdo

DEAL Espaço Criativo

Uma aldeia cultural no meio de uma metrópole

O DEAL (Design, Entretenimento, Artes e Literatura) é um espaço de exposição e de comercialização de trabalhos artísticos.

DEAL (Design, Entretenimento, Artes e Literatura) in the capital Maputo,is a space for art exhibitions and art trading, where the publishing house Cavalo do Mar also works. Sisters Nelsa and Nelly Guambe, and designer Ab Oosterwaal are the project’s mentors: “We transform existing materials in radically new products, with new shapes, uses and aesthetics”. In their view the space allows the emergence of a “collaborative network” in arts and culture.

O DEAL (Design, Entretenimento, Artes e Literatura) é um espaço de exposição e de comercialização de trabalhos artísticos, localizado, em Maputo, e que abriu portas em Setembro de 2017.

As irmãs Nelsa e Nelly Guambe e o designer Ab Oosterwaal são as mentoras do projecto, criado com o propósito de exporem as próprias criações. Mais tarde, junta-se ao grupo dinamizador o escritor Mbate Pedro, dinamizando as sessões de leitura Cavalo do Mar, hoje marca da editora residente, contribuindo com a Literatura, última palavra do acrónimo que passou, então, a dar nome ao espaço cultural. A iniciativa enquadra-se e dialoga assim com diversos segmentos criativos.

Apresentado como uma “aldeia cultural”, o DEAL agrega num só espaço uma galeria de arte e de exposições, uma loja, um espaço de co-working, e uma programação recheada de eventos como tertúlias, lançamentos, saraus culturais, festas e chill-outs.

Na loja, para além de pintura, escultura, livros e cerâmica, é possível encontrar mobília criativa produzida a partir da reciclagem de materiais, e também outras peças que combinam elementos tradicionais e contemporâneos com novos materiais, como é o exemplo do vestuário, dos candeeiros em capulana, e outros produtos que resultam de oficinas com jovens costureiros locais.

“Transformamos materiais existentes em produtos radicalmente novos, com formas, estéticas e utilizações novas” afirmam os dinamizadores, acrescentando que  enquanto “espaço pioneiro” queriam mostrar que é possível desenvolver iniciativas locais. Consideram que a existência do espaço tem servido de incentivo à produção local de qualidade e que acaba por possibilitar a criação de uma “rede colaborativa” que tem reunido artistas, artesãos e outros criativos de Moçambique.

Sector

Espaços de Educação e Cultura
País

Moçambique
Web

Facebook

Morada Rua José Mateus 265, Maputo, Moçambique