Saltar para o conteúdo

DEAL Espaço Criativo

Uma aldeia cultural no meio de uma metrópole


DEAL Creative Space

DEAL (Design, Entretenimento, Artes e Literatura) in the capital Maputo,is a space for art exhibitions and art trading, where the publishing house Cavalo do Mar also works. Sisters Nelsa and Nelly Guambe, and designer Ab Oosterwaal are the project’s mentors: “We transform existing materials in radically new products, with new shapes, uses and aesthetics”. In their view the space allows the emergence of a “collaborative network” in arts and culture.


DEAL Espace Créatif

DEAL (Design, Entretenimento, Artes e Literatura) dans la capitale Maputo, est un espace pour les expositions d’art et le commerce de l’art, où la maison d’édition Cavalo do Mar travaille également. Les sœurs Nelsa et Nelly Guambe, et le designer Ab Oosterwaal sont les mentors du projet : « Nous transformons les matériaux existants en produits radicalement nouveaux, avec de nouvelles formes, utilisations et esthétiques ». Selon eux, l’espace permet l’émergence d’un « réseau collaboratif » dans les arts et la culture.


O DEAL (Design, Entretenimento, Artes e Literatura) é um espaço de exposição e de comercialização de trabalhos artísticos.

O DEAL (Design, Entretenimento, Artes e Literatura) é um espaço de exposição e de comercialização de trabalhos artísticos, localizado, em Maputo, e que abriu portas em Setembro de 2017.

As irmãs Nelsa e Nelly Guambe e o designer Ab Oosterwaal são as mentoras do projecto, criado com o propósito de exporem as próprias criações. Mais tarde, junta-se ao grupo dinamizador o escritor Mbate Pedro, dinamizando as sessões de leitura Cavalo do Mar, hoje marca da editora residente, contribuindo com a Literatura, última palavra do acrónimo que passou, então, a dar nome ao espaço cultural. A iniciativa enquadra-se e dialoga assim com diversos segmentos criativos.

Apresentado como uma “aldeia cultural”, o DEAL agrega num só espaço uma galeria de arte e de exposições, uma loja, um espaço de co-working, e uma programação recheada de eventos como tertúlias, lançamentos, saraus culturais, festas e chill-outs.

Na loja, para além de pintura, escultura, livros e cerâmica, é possível encontrar mobília criativa produzida a partir da reciclagem de materiais, e também outras peças que combinam elementos tradicionais e contemporâneos com novos materiais, como é o exemplo do vestuário, dos candeeiros em capulana, e outros produtos que resultam de oficinas com jovens costureiros locais.

“Transformamos materiais existentes em produtos radicalmente novos, com formas, estéticas e utilizações novas” afirmam os dinamizadores, acrescentando que  enquanto “espaço pioneiro” queriam mostrar que é possível desenvolver iniciativas locais. Consideram que a existência do espaço tem servido de incentivo à produção local de qualidade e que acaba por possibilitar a criação de uma “rede colaborativa” que tem reunido artistas, artesãos e outros criativos de Moçambique.

Sector
Espaços de Educação e Cultura
País
Moçambique
Web

Facebook

Morada: Rua José Sidumo, 185, Maputo, Moçambique

 

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos

Utilização de acordo com a nossa Política de Privacidade.