Saltar para o conteúdo

Ismael e Lemos Djata

Irmãos Unidos

Ismael e Lemos Djata são irmãos e artistas plásticos. Criaram o grupo “Irmãos Unidos”.

Ismael and Lemos Djata are brothers as well as visual artists, and they created the group Irmãos Unidos. (Brothers United). Gradually, painting became a way to express feelings and a contribution to energize the culture of Guinea Bissau, where the visual arts still have little room.

Ismael e Lemos Djata são irmãos e artistas plásticos. Começaram por pintar cabaças, no início dos anos 2000. Criaram então o grupo “Irmãos Unidos”. A pintura foi-se tornando uma forma de expressão de sentimentos, e uma contribuição para a dinamização da cultura guineense. Nesse sentido, engajaram-se na Associação de Artistas Plásticos, onde Lemos Djata tem exercido funções como presidente. Ao longo do seu percurso têm apresentado o seu trabalho em exposições individuais e colectivas na Guiné-Bissau, em diversos países africanos (Cabo Verde, Senegal, Egipto) e europeus (Portugal, França, Bélgica, Espanha). Como “Irmãos-Unidos” foram galardoados como melhores jovens pintores do ano em Bissau, em 2005, tendo recebido prémios e distinções por organizações da Polónia, de Portugal e da diáspora guineense.

Sentindo que as artes plásticas têm ainda pouco espaço na Guiné-Bissau, procuram divulgar o seu trabalho num espaço de exposição coletivo em Bissau, onde apresentam o seu trabalho, com outros artistas plásticos nacionais, ambicionando uma maior divulgação internacional.

Sector

Artes Visuais
País

Guiné-Bissau
Web

Endereço electrónico  irmaosunidos2@hotmail.com