Jalé Ecolodge
Um lugar que respeita os verdadeiros princípios do ecoturismo
O Jalé Ecolodge está situado junto ao Parque Natural Obô, próximo à linha imaginária do Equador.
Jalé Ecolodge is located by the Obô Natural Park, near the equator imaginary line, in an area that integrates three types of ecosystems: mangrove, marine, and tropical forest. It is a sustainable tourism space that was established by a consortium between the state of São Tomé and Príncipe and two NGOs. Jalé Ecolodge provides eco-tourism services such as accommodation in bungalows, eateries, conservation initiatives, mangrove tours, and turtle and whale watching.
O Jalé Ecolodge está situado junto ao Parque Natural Obô de São Tomé, próximo à linha imaginária do equador, numa área que integra os ecossistemas de mangal, marinho e de floresta tropical. Em 2013 o Jalé Ecolodge teve assim as suas estruturas reabilitadas e ampliadas, com base nos princípios e técnicas da bioconstrução e abriu ao público em 2014.
Foi criado por um consórcio com o estado santomense (Direcção geral do Ambiente / Parque Natural de Obô) e duas ONGs, uma estrangeira e uma nacional, a ALISEI e a MARAPA (entidade gestora). Tem uma equipa de cerca de uma dezena de pessoas e fornece serviços de ecoturismo em bungalows, de restauração, passeios no mangal, observação de tartarugas e de baleias.
Esta iniciativa é um caso de sucesso e de referência com mais-valias sócio-ecológicas, como é destacado no site da entidade: “Numa área que é também o esconderijo de diversas espécies endémicas, de fauna e flora, o Jalé Ecolodge é um lugar que respeita os verdadeiros princípios do ecoturismo: Todas as estruturas do Ecolodge são construídas a partir de materiais locais, de baixo impacto ambiental, sendo também utilizadas energias alternativas; Os serviços ecoturísticos disponíveis incluem actividades de observação e investigação da natureza e da vida animal – em terra ou no mar – possibilitando a descoberta dos diversos ecossistemas locais.”
A gastronomia local tem lugar de destaque no Ecolodge, com pratos preparados por cozinheiros locais e com ingredientes provenientes das comunidades envolventes. Está integrado na Plataforma de Turismo Responsável e Sustentável (recém criada no país, com 32 membros, em 2015) e nas plataformas online de reservas.
.