Saltar para o conteúdo

Jalé Ecolodge

Um lugar que respeita os verdadeiros princípios do ecoturismo


Jalé Ecolodge

Jalé Ecolodge is located by the Obô Natural Park, near the equator imaginary line, in an area that integrates three types of ecosystems: mangrove, marine, and tropical forest. It is a sustainable tourism space that was established by a consortium between the state of São Tomé and Príncipe and two NGOs. Jalé Ecolodge provides eco-tourism services such as accommodation in bungalows, eateries, conservation initiatives, mangrove tours, and turtle and whale watching.


Jalé Ecolodge

Jalé Ecolodge est situé près du Parc Naturel de l’Obô, près de la ligne imaginaire de l’équateur, dans une zone qui intègre trois types d’écosystèmes : mangrove, forêt marine et forêt tropicale. Il s’agit d’un espace de tourisme durable créé par un consortium entre l’État de São Tomé et Príncipe et deux ONG. Jalé Ecolodge fournit des services d’écotourisme tels que l’hébergement dans des bungalows, des restaurants, des initiatives de conservation, des excursions dans les mangroves et l’observation des tortues et des baleines


O Jalé Ecolodge está situado junto ao Parque Natural Obô, próximo à linha imaginária do Equador.

O Jalé Ecolodge está situado junto ao Parque Natural Obô de São Tomé, próximo à linha imaginária do equador, numa área que integra os ecossistemas de mangal, marinho e de floresta tropical. Em 2013 o Jalé Ecolodge teve assim as suas estruturas reabilitadas e ampliadas, com base nos princípios e técnicas da bioconstrução e abriu ao público em 2014.

Foi criado por um consórcio com o estado santomense (Direcção geral do Ambiente / Parque Natural de Obô) e duas ONGs, uma estrangeira e uma nacional, a ALISEI e a MARAPA (entidade gestora). Tem uma equipa de cerca de uma dezena de pessoas e fornece serviços de ecoturismo em bungalows,  de restauração, passeios no mangal, observação de tartarugas e de baleias.

Esta iniciativa é um caso de sucesso e de referência com mais-valias sócio-ecológicas, como é destacado no site da entidade: “Numa área que é também o esconderijo de diversas espécies endémicas, de fauna e flora, o Jalé Ecolodge é um lugar que respeita os verdadeiros princípios do ecoturismo: Todas as estruturas do Ecolodge são construídas a partir de materiais locais, de baixo impacto ambiental, sendo também utilizadas energias alternativas; Os serviços ecoturísticos disponíveis incluem actividades de observação e investigação da natureza e da vida animal – em terra ou no mar – possibilitando a descoberta dos diversos ecossistemas locais.”

A gastronomia local tem lugar de destaque no Ecolodge, com pratos preparados por cozinheiros locais e com ingredientes provenientes das comunidades envolventes. Está integrado na Plataforma de Turismo Responsável e Sustentável (recém criada no país, com 32 membros, em 2015) e nas plataformas online de reservas.

.

Sector
Turismo Sustentável
País
São Tomé e Príncipe
Web

Web-site

Morada Praia Jalé, Porto Alegre, São Tomé e Príncipe

Endereço electrónico jaleecolodge@gmail.com

 

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos

Utilização de acordo com a nossa Política de Privacidade.