Saltar para o conteúdo

Núcleo De Arte

O mais antigo centro colaborativo de artes em Moçambique

Criado em 1921, foi a primeira associação no país, antes da independência, a desenvolver em simultâneo várias disciplinas de carácter artístico.

The Núcleo de Arte (Nucleus of Arts) was founded in 1921, and in 1936 was settled in the current facilities. Founded by intellectuals and artists, it is considered an embassy of the arts, as it was the first association in Mozambique before independence to simultaneously develop several artistic disciplines such as painting, sculpture, ceramics, photography and dance. The association counts 360 registered members and provides workshops, painting classes and community work.

A associação cultural Núcleo De Arte foi fundada por intelectuais e artistas em 1921, com o objectivo de promover e estimular o gosto pelas artes plásticas. É considerada a embaixada das artes por ter sido o primeiro centro em Moçambique, antes da independência, a desenvolver em simultâneo várias disciplinas de carácter artístico tais como a pintura, a escultura, a cerâmica, a fotografia e a dança.

O Núcleo de Arte funciona num só espaço, tal como o conhecemos agora, desde 1936. Foi a primeira casa que ao mesmo tempo começou a promover as artes plásticas, música e outras disciplinas artísticas, atraindo artistas e admiradores. Hoje em dia, oferece diferentes produtos ligados às artes performativas, artes visuais, eventos, galeria de arte, e ainda realiza workshops, aulas de pintura e trabalho comunitário.

Actualmente, a associação considera que os maiores constrangimentos que enfrenta são a falta de materiais para a produção – pintura; ainda o facto de não existirem lojas para a aquisição de materiais de artes plásticas (tintas, telas, barro, ferro, madeira) em Maputo; a inexistência de galerias para exibição das obras de arte; a escassez de oportunidades de formação; dificuldades financeiras; a dificuldade na atribuição de bolsas ou no acesso a programas de apoio a artistas.

Contudo, o Núcleo de Arte tem sido proactivo na resposta ao seu propósito, tentando colmatar esse vazio, através da interacção com os visitantes e da discussão dos trabalhos e sobre as artes de um modo geral, combinando e favorecendo a participação nas diversas actividades que ali são desenvolvidas.

Com mais de 360 membros inscritos, o Núcleo constitui um ecossistema multifacetado, que se enquadra e dialoga com diversos segmentos criativos, entre o tradicional e o contemporâneo, procurando ainda contribuir para a sociedade e para o desenvolvimento através da divulgação do trabalho dos artistas, da comercialização, da formação e da socialização entre os artistas e o público.

Sector
Artes Visuais
País
Moçambique
Região
Maputo
Produtos
Trabalhos artísticos, formação, curadoria e agenciamento
Onde encontrar
Rua da Argélia, 194 - 25821 Maputo - Moçambique
Web
Facebook
Web

Endereço electrónico

nucleodarte@gmail.com