Saltar para o conteúdo

Sasha Li da Cruz

Sahsa Li da Cruz ambiciona criar a sua fábrica em Timor leste

Sasha Li da Cruz é formada em marketing e produz acessórios, como malas, bolsas e agendas, utilizando e promovendo o tais.

Sasha Li da Cruz is an entrepeneur that started her business while studying in Indonesia. She uses the tais, a fabric used in East-Timor, to produce handbags, purses and other acessories. Her dream is to open her own factory in East-Timor and to train people to produce quality goods.

Sasha Li da Cruz tirou um MBA na Indonésia em 2012. Durante o curso, visitou várias fábricas de produção de bolsas e malas por encomenda. Começou a encomendar malas feitas com tais, um tecido feito em teares tradicionais, e a partilhar os acessórios nas suas redes sociais pessoais, tendo vários pedidos de amigos e família. Devido ao sucesso imediato dos seus produtos, aumentou a produção e hoje em dia envia malas para o estrangeiro através dos correios da Indonésia.

A sua formação em Marketing permite-lhe fazer estudos de mercado, estudar as tendências e, com base nos dados recolhidos, criar novos modelos, com cores e padrões actuais que combina com apontamentos em tais.

Para Sasha Li da Cruz, o desaparecimento do tais é preocupante, tendo em conta que os tecidos são maioritariamente produzidos por pessoas de idade. Para além disso, os tais têm desenhos cada vez mais simples e muito semelhantes entre si, correndo-se o risco de perder a identidade da região.

Actualmente, produz bolsas de mulher, malas de homem, sapatos para mulher, homem e crianças e agendas. Ambiciona ter a sua própria fábrica em Timor-Leste, dar formação para garantir produtos de qualidade e não ter de recorrer à sub-contração na Indonésia.