Saltar para o conteúdo

Concurso para apoio ao desenvolvimento de quatro polos de criação artística contemporânea

26 de Maio de 2021 (atualizado a: 4 de Janeiro de 2022)


O projeto da União Europeia PROCULTURA abriu concurso para apoio ao desenvolvimento de quatro polos de criação artística contemporânea nas áreas das artes cénicas e/ou música.

Foram selecionadas as quatro propostas no âmbito do concurso para desenvolvimento de polos de criação artística, atividade que é implementada em parceria com a FCG, a saber:

PAÍS ENTIDADES PROJETO
CABO VERDE Mindelact Associação Cultural

Associação Raiz de Polon

Associação Cultural Coletivo de Artistas Projeto Chiquinho

TRI*PÉ Três Ilhas, Três Artes
GUINÉ-BISSAU Cooperativa Geba Filmes

Grupo do Teatro do Oprimido (GTO)

Mediateca Onshore
MOÇAMBIQUE Associação Cultural Warethwa

Nzango Artist Residency

Nzango Artist Residency
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Roça Mundo – Associação para a Cooperação e Desenvolvimento

Folha de Medronho – Associação de Artes Performativas

CACAU – Laboratório de Criação

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Fundação Calouste Gulbenkian apoiam o desenvolvimento de quatro polos de criação artística contemporânea nas áreas das artes cénicas e/ou música, nos PALOP e Timor-Leste, com o objetivo de promover a qualificação de recursos humanos e de instituições da sociedade civil ligadas às artes. Esta atividade realiza-se no âmbito do projeto PROCULTURA PALOP-TL.

Instituições e entidades com sede e atuação nos PALOP (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Mozambique, São Tomé e Príncipe) e Timor-Leste podem candidatar-se entre 26 de maio e 7 de julho de 2021. Os candidatos deverão cumprir o requisito de ser legalmente constituídas como pessoas coletivas de natureza privada, sem finalidade lucrativa e ter trabalho comprovado no âmbito das artes cénicas e/ou música.

O apoio a estes polos inclui atividades como a investigação artística; a criação de novas produções/obras artísticas, nomeadamente em regime de residências; a programação de produções/obras preexistentes; iniciativas de caráter formativo e de capacitação; ações específicas de envolvimento e desenvolvimento de públicos, habilitando comunidades locais diversas a participarem ativamente na criação e fruição artística. Estas atividades poderão ainda ser realizadas em cooperação com outras entidades a nível local, nacional e internacional, muito especialmente no âmbito dos PALOP-TL.

O concurso decorre em duas fases. No final serão apoiados quatro polos, cujo programa de atividades deve ter a duração de 30 meses.

As entidades interessadas poderão consultar o regulamento e o formulário de candidatura em: https://gulbenkian.pt/apoios-lista/apoio-ao-desenvolvimento-de-polos-de-criacao-artistica-nos-palop-e-timor-leste/

O projeto PROCULTURA PALOP-TL é uma Ação do Programa Indicativo Multianual PALOP – Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

Esta atividade é gerida pela FCG. Desta forma, a comunicação e visibilidade é da sua responsabilidade. Qualquer notícia ou comunicado sobre esta atividade deve ser previamente coordenada com a FCG.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos

Utilização de acordo com a nossa Política de Privacidade.