Saltar para o conteúdo

Concurso para bolsas artísticas – PALOP e Timor-Leste

5 de Janeiro de 2022 (atualizado a: 4 de Maio de 2022)


Saíram os resultados da 3ª edição do concurso para Bolsas Artísticas.

No âmbito do projeto da União Europeia PROCULTURA PALOP-TL, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP e a Fundação Calouste Gulbenkian atribuem bolsas de viagem a artistas nacionais dos PALOP ou de Timor-Leste, e aí residentes, nas áreas da Música e das Artes Cénicas (teatro, dança, artes circenses, ópera e canto).

O objetivo desta ação é apoiar a frequência de residências artísticas na Europa, Brasil, Austrália ou países vizinhos dos PALOP e Timor-Leste e, desta forma, apoiar o desenvolvimento do seu trabalho em diálogo com outros contextos de criação contemporânea, incentivar o seu reconhecimento e a sua circulação internacional.

Nesta edição vão ser apoiados 13 artistas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, a realizarem residências artísticas no Brasil, Itália e Portugal, nas áreas da música, dança e artes cénicas. Destes 13, cinco são mulheres. Saiba mais em https://bit.ly/3I2AJOU

Em 2020, foram apoiados 25 artistas, naturais de Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste (três em artes cénicas, 10 em dança e 12 na área da música). Em 2019 foram apoiados 12 artistas de Angola, Cabo Verde e Moçambique (três em artes cénicas, cinco em música e quatro em dança).

Entre 2019 e 2020, o PROCULTURA atribuiu 37 bolsas de viagem para a frequência de residências artísticas.

PROCULTURA PALOP-TL é uma Ação do Programa Indicativo Multianual PALOP – Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada também pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos

Utilização de acordo com a nossa Política de Privacidade.