Oficina de dramaturgia em São Tomé
3 de Maio de 2022 (atualizado a: 15 de Julho de 2022)
Theatre writing workshop in São Tomé
The Guinean writer Abdulai Sila will conduct a course in playwriting in São Tomé, from May 9 to 13. The training will take place at the Portuguese Cultural Center within the framework of the RECITE project, coordinated by the Ministry of Tourism and Culture of São Tomé and Principe, funded by PROCULTURA. This free course is aimed at members of theater groups and aims to present and exchange on the concepts of "literature", "literary genres", "theater", "drama", "dramaturgy", "character", "protagonist"... among others.
Atelier d'écriture théâtrale à São Tomé
L’écrivain guinéen Abdulai Sila animera un cours d’écriture théâtrale à São Tomé, du 9 au 13 mai. La formation aura lieu au Centre Culturel Portugais dans le cadre du projet RECITE, coordonné par le Ministère du Tourisme et de la Culture de São Tomé et Principe, financé par PROCULTURA. Ce cours gratuit est destiné aux membres de troupes de théâtre et a pour but de présenter et d’échanger sur les concepts de “littérature”, “genres littéraires”, “théâtre”, “drame”, “dramaturgie”, “personnage”, “protagoniste”… entre autres.
Inscrições abertas até 5 de maio para uma oficina de escrita de textos para teatro a decorrer entre 9 e 13 de Maio em São Tomé e Príncipe.
O escritor guineense Abdulai Sila dirige em São Tomé, entre 9 e 13 de maio, uma oficina de escrita de textos para teatro. A formação terá lugar no Centro Cultural Português e faz parte do Laboratório Teatral, uma das acções do projecto RECITE, organizado pelo Ministério do Turismo e Cultura de São Tomé e Príncipe, com o financiamento do PROCULTURA.
A oficina destina-se a membros de grupos de teatro e ao público em geral (maiores de 16 anos) e decorre em horário pós-laboral (segunda a sexta-feira, entre as 17h30 e as 21h30).
A inscrição é gratuita mas limitada a um máximo de 15 participantes, devendo ser feita, até ao dia 5 de Maio, através do e-mail: recite.palop@gmail.com.
O programa da acção de formação, que contempla uma parte prática, inclui a apresentação e a discussão de conceitos como “literatura”, “géneros literários”, “teatro”, “drama”, “dramaturgia”, “personagem”, “protagonista” e “antagonista”, entre outros.
A partilha da experiência do escritor e dramaturgo guineense Abdulai Sila permitirá ainda dotar os participantes de ferramentas para reflectirem sobre os seus próprios processos de criação, em torno de questões como “O que escrever?” e “Como escrever?” e da análise de um conjunto de técnicas e modelos de escrita para teatro.
Sobre Abdulai Sila
Abdulai Sila nasceu em Catió, sul da Guiné-Bissau. Gestor de empresas e engenheiro electrotécnico de formação, atualmente combina o trabalho de editor, escritor e consultor no domínio das TIC com o de apoio a organizações sem fins lucrativos (associações juvenis, associações de pessoas portadoras de deficiência). Investigador Sénior Associado (Senior Visiting Fellow, 2005) da University of Maryland (EUA), é também desde 2011 Embaixador Regional (Regional Botschafter) da Technische Universitaet Dresden (Alemanha).
Para além de outras funções honoríficas a nível cultural, académico e desportivo, foi Presidente da Associação de Escritores da Guiné-Bissau (2013 – 2017) e do Centro PEN da Guiné-Bissau (desde 2018), instituições de que é co-fundador.
Após começar a sua carreira literária como romancista, a sua obra transitou para outros géneros, tendo publicado romances e peças de teatro em países como a França, Brasil, Portugal, Itália, Reino Unido e Alemanha. É igualmente autor de artigos cientificos nos domínios da energia, transferência de tecnologia e informática, publicados no país e no estrangeiro.
O seu envolvimento na promoção da literatura e da literacia quer como autor, editor ou simples ativista tem merecido um reconhecimento crescente, tanto dentro como fora do país. Em 2013 foi condecorado pelo Estado francês, que o nomeou Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres.
É autor, entre outras, das peças “As Orações de Mansata”, “Dois tiros e uma gargalhada” e “Deih”, esta recentemente estreada na capital guineense.
O projecto RECITE
O projecto RECITE – Rede de Centros de Intercâmbio Teatral nos Países de Língua Portuguesa é uma parceria entre o Ministério do Turismo e Cultura de São Tomé e Príncipe e a AEGUI – Associação de Escritores da Guiné-Bissau.
Com a duração de 30 meses (janeiro de 2022 a junho de 2024), o projecto tem com objectivo geral consolidar e profissionalizar a acção dos Centros de Intercâmbio Teatral (CIT) de São Tomé e Príncipe e da Guiné-Bissau, enquanto pólos de formação, criação, produção, difusão, investigação e documentação teatral.
O projecto RECITE é executado no âmbito do PROCULTURA, acção do programa PALOP-TL e UE, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P.