Angola: Projeto PROCULTURA promoveu Curso de Pedagogia e Didática na área de Literatura Infantojuvenil
24 de Abril de 2023
Angola: PROCULTURA Project promotes a Pedagogy and Didactics Course in Children's Literature
30 certificates were delivered to a class of teacher trainers who for 10 years had been learning skills to use literature as a teaching-learning resource and to stimulate reading at an early age and to create new readers. This is one of PROCULTURA's activities in the area of Children's and Youth Literature, conducted by the trainer Miguel Gullander, Ph.D. in Linguistics, Languages and Literature and Master in Development Pedagogy, a teacher of Portuguese language training and a writer. A 2nd edition of this course will take place in Benguela in May, with a new group of 35 participants.
No âmbito do PROCULTURA, teve lugar no dia 21 de abril, no Instituto Nacional de Formação de Quadros de Educação (INFQE), a sessão de encerramento e entrega de certificados do Curso de Pedagogia e Didática da Literatura Infantojuvenil.
Foram entregues 30 certificados a uma turma de formadores de professores que durante 10 dias estiveram a aprender competências para a utilização da literatura como recurso de ensino-aprendizagem e estímulo da leitura em idade precoce e para a criação de novos leitores.
Estiveram presentes na cerimónia a Ministra da Educação, Luísa Grilo e o Secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, assim como o Embaixador de Portugal Francisco Duarte, o Chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia, Enrico Strampelli, e o Adido para a Cooperação na Embaixada de Portugal, Miguel Girão de Sousa.
Esta é uma das atividades do PROCULTURA na área da Literatura Infantojuvenil, realizadas pelo formador Miguel Gullander, Doutorado em Linguística, Línguas e Literaturas e Mestre em Pedagogia para o Desenvolvimento, docente de Língua Portuguesa de formação e escritor.
Uma 2ª edição deste curso irá decorrer em Benguela no mês de maio, onde contaremos com um novo grupo de 35 participantes.
O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.