Saltar para o conteúdo

Angola: Projeto Thambwé apoia a divulgação do património musical Cokwe

  • Angola

26 de Fevereiro de 2024


Angola: Thambwé Project supports the dissemination of Cokwe musical heritage

The inauguration of the Thambwé project exhibition, dedicated to the dissemination of the Cokwe musical heritage, will take place on the 27th of February at 6pm at the Camões - Portuguese Cooperation Centre, as part of PROCULTURA.


Angola: Projet Thambwé soutient la diffusion du patrimoine musical Cokwe

L’inauguration de l’exposition du projet Thambwé, dédiée à la diffusion du patrimoine musical Cokwe, sera inaugurée le 27 février à 18h00 au Camões - Centre Portugais de Coopération, dans le cadre de PROCULTURA. Les principaux résultats du projet seront présentés au cours d’une cérémonie ouverte au public, en présence des ambassadeurs du Portugal, de l’Union Européenne et d’Espagne, ainsi que des représentants de diverses institutions du Ministère de la Culture et du Tourisme d’Angola.


Terá lugar no dia 27 de fevereiro a inauguração da exposição do projeto Thambwé, dedicada à divulgação do património musical Cokwe, no âmbito do PROCULTURA.

Terá lugar no dia 27 de fevereiro, às 18h00, no Camões – Centro Português de Cooperação, a inauguração da exposição do projeto Thambwé, dedicada à divulgação do património musical Cokwe, no âmbito do PROCULTURA.

Em cerimónia aberta ao público, vão ser apresentados os principais resultados alcançados por este projeto, que contará com a presença dos embaixadores de Portugal, da União Europeia e de Espanha, além de representantes de diversas instituições do Ministério da Cultura e Turismo de Angola.

A digitalização e recuperação do fundo fonográfico do Museu Regional do Dundo é um dos resultados mais significativos a ser apresentado nesta exposição, que recorre à fotografia, ao vídeo e ao áudio para divulgar a música Cokwe.

O espólio desse museu é constituído por gravações realizadas em meados do século XX pela extinta Companhia de Diamantes de Angola (Diamang). O público poderá apreciar igualmente o resultado das pesquisas em aldeias da Lunda Norte, que permitiu criar um mapeamento de músicos e artesãos residentes nessas comunas da região nordeste de Angola. Os músicos e artesãos foram apoiados através da encomenda de instrumentos e da criação de gravações para a divulgação de grupos musicais.

A criação de uma escola de música tradicional no Museu Regional do Dundo, abrangendo aulas de canto, batuque, dança e kisanji é outro dos feitos obtidos durante a implementação do Thambwé. As canções transmitidas advêm das músicas resgatadas através das fitas magnetofónicas do museu.

Finalmente, destaca-se a criação de uma escola de construção de instrumentos musicais na aldeia de Cambuaji, município de Lóvua, aumentando as oportunidades de emprego na região. Estão a ser capacitados 15 jovens, aprendendo uma profissão ao mesmo tempo que são resgatados e valorizados importantes valores culturais em vias de extinção. Instrumentos construídos pela escola vão estar à venda durante a exposição.

O projeto Thambwé é coordenado pelo etnomusicólogo e compositor David López Sáez. A exposição estará patente até ao dia 19 de março no Camões – Centro Português de Cooperação (Embaixada de Portugal, Avenida de Portugal, nº 50, Luanda).

O projeto Thambwé, desenvolvido na província da Lunda Norte desde março de 2022, é apoiado pelo PROCULTURA, pela Embaixada de Espanha em Angola e pela Open Earth Foundation (Bruxelas).

 

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos