ArtCultura Nexus apoia profissionalização de talentos culturais
17 de Dezembro de 2025
O ArtCultura Nexus é o novo projecto do setor criativo que tem como meta fomentar o empreendedorismo inclusivo e sustentável no setor artístico e cultural de Santiago, a maior ilha do arquipélago cabo-verdiano.
O ArtCultura apoia artistas, criadores e gestores culturais no desenvolvimento de negócios. E ainda capacita e integra grupos vulneráveis, como mulheres, pessoas com deficiência, ex-reclusos, que têm acesso a oportunidades de emprego e renda.
Nesta primeira fase, a iniciativa selecionou 16 projetos para receber apoio financeiro, mentoria especializada em consolidação de modelos de negócio, formação avançada em gestão, marketing cultural, ‘storytelling’ e estratégias de comercialização e acesso a Redes e Visibilidade através das plataformas do programa e dos parceiros.
Na área do empreendedorismo cultural, ainda marcado pela informalidade, apoia os criativos no processo de profissionalização, à luz da nova legislação, o Estatuto do Artista, que acaba de ser aprovado no parlamento.
A iniciativa realizou ainda a profissionalização de 40 portfólios e produção de 55 ‘video pitch’, a maioria para empreendedores que nunca tinham tido acesso a ferramentas de apresentação profissional.
O projeto é promovido pelo Business Incubation Center e tem co-financiamento da Cooperação Portuguesa.