Guiné-Bissau: Centro de Instrução e Formação Artesanal e Profissional (CIFAP) lança Curso Técnico de Turismo Cultural com o apoio do PROCULTURA
2 de Dezembro de 2024
Teve lugar no passado dia 29 de novembro, no Centro de Instrução e Formação Artesanal e Profissional (CIFAP), em Bissau, a cerimónia de abertura do Curso de Técnico de Turismo Cultural, no âmbito do projeto PROCULTURA.
O Curso de Técnico de Turismo Cultural, implementado pelo CIFAP, teve início no dia 6 de novembro, conta com mais de 20 alunos nesta 1ª Edição. Este é um curso profissional que tem a duração de sete meses, incluindo um estágio de um mês.
O curso pretende formar jovens com competências para desenvolver programas turísticos, promover, comunicar e comercializar produtos de turismo cultural e patrimonial, de forma a contribuir para o conhecimento dos destinos turístico na Guiné-Bissau, sua valorização e sustentabilidade.
A cerimónia foi animada pelo conhecido músico guineense Binhan, e contou com a presença do Diretor do CIFAP, Padre John Odurukwe, do Diretor do INAFOR (Instituto Nacional de Formação Técnica e Profissional), Alberto Gomes, do Coordenador de Estágios do Curso, Miguel de Barros, do Chefe de Cooperação da União Europeia na Guiné-Bissau, Fernando Trabada-Crende, da Assessora da Cooperação Portuguesa, Ângela Pedroso, e do Assistente Técnico do PROCULTURA para a Guiné-Bissau e Cabo Verde, Guilherme Bragança. Estiveram também presentes, além dos alunos do curso, outros parceiros de implementação e potenciais empregadores.
O Curso de Técnico de Turismo Cultural é um dos vários cursos no setor cultural que o PROCULTURA está a apoiar nos seis países PALOP-TL, com a assistência técnica da CESO Consultants.
O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.