Saltar para o conteúdo

Inauguração da exposição “Breve História Colonial e Outras Memórias” no CCCV, em Lisboa

23 de Novembro de 2023

A inauguração da exposição de Tchalé Figueira terá lugar no CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde, na sexta-feira, dia 24 de Novembro.

A exposição, da autoria de Tchalé Figueira, estará patente no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, de 24 de Novembro de 2023 a 12 de Janeiro de 2024. A iniciativa resulta de uma parceria que envolveu a galeria THIS IS NOT A WHITE CUBE e a Embaixada de Cabo Verde em Lisboa.
Sobre a exposição
“Breve História Colonial e Outras Memórias” transporta-nos para um universo onde a história colonial é não só observada mas desafiada, fazendo-nos questionar as nossas percepções e realidades. A sua arte não se limita a representações visuais, mas serve de manifesto contra desvalorizações humanas, iluminando episódios muitas vezes sombrios da história, e alertando sobre a indiferença e a amnésia colectiva.
“Esta exposição é um convite à introspecção e acção”, destaca Ricardo Barbosa Vicente, curador da exposição. “Através da obra de Tchalé, somos instigados a reflectir, questionar e, sobretudo, agir face às memórias e realidades que estas peças nos revelam.”
Sobre Tchalé Figueira
Nascido em Mindelo, Cabo Verde, em 1953, Tchalé Figueira consolidou a sua carreira artística na Suíça, emergindo como uma figura proeminente no panorama artístico global. O artista, que também se destaca na literatura, regressou a Cabo Verde em 1985 e desde então tem exposto as suas obras em diversos países. O seu legado artístico estende-se por museus e coleções privadas em África, Europa e Américas.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos