Saltar para o conteúdo

Livro dedicado a 140 anos de arte africana disponível a partir de 17 de Novembro

25 de Outubro de 2021

A editora de arte Phaidon irá publicar em Novembro um livro dedicado à arte africana desde 1882 à atualidade, representando mais de 300 artistas de origem africana ou sediados no continente.

A obra “African Artists: from 1882 to now” inclui o trabalho de mais de 300 artistas, procurando representar a arte africana moderna e contemporânea e a sua diversidade. A introdução é de Chika Okeke-Agulu, especialista em história de arte indígena, moderna e contemporânea de África e da diáspora africana na Universidade de Princeton. O painel consultivo inclui historiadores de arte, críticos e curadores, como Riason Naidoo, Paula Nascimento, Simon Njami, Robert Njathika, Ugochukwu-Smooth C. Nzewi,  Chika Okeke-Agulu e Hannah O’Leary. A capa do livro é da autoria de Gabrielle Guy, que se inspirou nas cores dos têxteis moçambicanos.

A organização cronológica do livro permite contrastar artistas do passado e do presente, bem como disciplinas distintas, da escultura à fotografia,  apresentando o trabalho de artistas como Anatsui, Marlene Dumas, David Goldblatt, Lubaina Himid, William Kentridge, Julie Mehretu, Wangechi Mutu, Robin Rhode bem como o de artistas emergentes e menos conhecidos.