Saltar para o conteúdo

Malangatana e outros pintores africanos e da diáspora africana em exibição no Kunstmuseum Basel

27 de Junho de 2024

A exposição "When They See Us" reúne, na Basileira, um século de pintura figurativa negra.

A exposição “When We See Us – A Century of Black Figuration in Painting”, patente no Kunstmuseum Basel, em Basileia, na Suíça, até 27 de Outubro, inclui 150 obras de 120 artistas africanos e da diáspora africana.

Com a curadoria da camaronesa Koyo Kouoh e da zimbabuana Tandazani Dhlakama – do Zeitz Museum of Contemporary Art Africa (MOCAA), Cidade do Cabo, a mostra apresenta artistas  de vários continentes, como os moçambicanos Cassi Namoda ou Malangatana Ngwenya, os brasileiros  Benedito José Tobias, Heitor dos Prazeres e Zéh Palito ou os norte-americanos Aaron Douglas e Romare Bearden.

A exposição, que mostra um século de pintura figurativa negra, divide-se em seis conjuntos de obras: O Quotidiano, Alegria e Celebração, Repouso, Sensualidade, Espiritualidade e, por fim, Triunfo e Emancipação. É sempre acompanhada por uma banda sonora, desenhada pelo compositor sul-africano Neo Muyanga. As vozes e os instrumentos são de Nina Simone, Alice Smith, Madlib, Elza Soares, Mulatu Astatke & Girma Hadgu, Ebo Taylor & Uhuru Yenzu, as Ganhadeiras de Itapuã (Salvador da Bahia) , entre outros.

Para mais informação, aceda aqui. 

 

 

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos