Moçambique: Encerraram os Cursos de Empreendedorismo Cultural em Maputo
6 de Março de 2024
Realizou-se no dia 5 de março, na Galeria do Camões – Centro Cultural Português, em Maputo, a cerimónia de encerramento dos Cursos de Empreendedorismo Cultural e Fontes de Financiamento para empreendedores e gestores culturais, no âmbito do projeto PROCULTURA.
Durante três semanas artistas, gestores e empreendedores culturais do setor privado, setor público e associativo foram capacitados em “Planificação e Avaliação de Projetos Culturais”, “Comunicação e Marketing Cultural” e “Definição de um Projeto Cultural Economicamente Sustentável e Financiamento internacional”.
Esta foi a segunda edição da formação e no total foram formados 88 participantes, dos quais 50% são mulheres e 28% vieram de várias partes do país.
Os cursos são implementados pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), e pretendem formar líderes de desenvolvimento dos setores culturais, identificar boas práticas e soluções de inovação para a economia criativa e cultural.
O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.