Saltar para o conteúdo

Moçambique: PROCULTURA apoia a XXVII Edição do Festival de Timbila , M’SAHO, em Inhambane

  • Moçambique
  • Festival

20 de Dezembro de 2023

Realizou-se no dia 16 de dezembro a XXVII Edição do Festival de Timbila M’SAHO, em Zavala, província de Inhambane, com o apoio do PROCULTURA.

Realizou-se no dia 16 de dezembro a XXVII Edição do Festival de Timbila M’SAHO, em Zavala, província de Inhambane, com o apoio do PROCULTURA.

O evento, promovido pela Direcção Provincial da Cultura e Turismo de Inhambane (DPCTI), representa um dos momentos mais altos da exaltação da cultura de timbila, obra-prima do património oral e imaterial da humanidade. Esta edição foi realizada com o apoio do PROCULTURA no âmbito do projeto M’SAHO, que por sua vez visa resgatar e dinamizar a cultura da timbila na região e o melhoramento do festival, realizado em Quissico, vila sede do distrito de Zavala, desde 1994.

Na abertura do espetáculo, o Diretor Provincial da Cultura e Turismo em Inhambane, Emídio Nhantumbo, reiterou o “comprometimento do sector na realização do M’saho e de outras ações que concorram para a preservação e promoção da identidade cultural e do turismo a nível da Província, contribuindo, desta forma, para a diversificação do produto turístico e da promoção do destino Inhambane.”

Em palco juntaram-se 14 grupos culturais –  grupos de timbila, de ngalanga (dança tradicional do povo Chope) e de fusão da timbila com outros instrumentos, com destaque para o grupo Timbila Muzimba.

 

Pode apreciar aqui algumas das atuações:

https://www.facebook.com/festivalmsaho/videos/564694978420729?locale=pt_PT

 

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos