Moçambique: PROCULTURA apoia a XXVII Edição do Festival de Timbila , M’SAHO, em Inhambane
20 de Dezembro de 2023
Mozambique: PROCULTURA supports the XXVII edition of the Timbila Festival, M'SAHO, in Inhambane
The XXVII edition of the M'SAHO Timbila Festival took place on the 16th December in Zavala, Inhambane province, with the support of PROCULTURA. The event, organised by the Inhambane Provincial Directorate for Culture and Tourism (DPCTI), represents one of the highest moments in the exaltation of timbila culture, a masterpiece of humanity's oral and intangible heritage. This edition was held with the support of PROCULTURA as part of the M'SAHO project, which in turn aims to revive and boost timbila culture in the region and improve the festival, which has been held in Quissico, the seat of the Zavala district, since 1994.
Mozambique : PROCULTURA soutient la XXVII Édition du Festival de Timbila, M’SAHO, à Inhambane
La XXVII Édition du Festival de Timbila, M’SAHO s’est déroulée à Zavala dans la province de Inhambane, avec le soutien de PROCULTURA. L'événement organisé par la Direction de la Culture et du Tourisme de Inhambane (DPCTI), est l’un des moments forts de la culture de timbila, chef-d’œuvre du patrimoine oral et immatériel de l’humanité. Cette édition, organisée avec le soutien de PROCULTURA, dans le cadre du projet M’SAHO, a cherché à relancer et à stimuler la culture de la timbale dans la région, ainsi qu’à renforcer le festival qui a lieu à Quissico, siège du district de Zavala, depuis 1994.
Realizou-se no dia 16 de dezembro a XXVII Edição do Festival de Timbila M’SAHO, em Zavala, província de Inhambane, com o apoio do PROCULTURA.
Realizou-se no dia 16 de dezembro a XXVII Edição do Festival de Timbila M’SAHO, em Zavala, província de Inhambane, com o apoio do PROCULTURA.
O evento, promovido pela Direcção Provincial da Cultura e Turismo de Inhambane (DPCTI), representa um dos momentos mais altos da exaltação da cultura de timbila, obra-prima do património oral e imaterial da humanidade. Esta edição foi realizada com o apoio do PROCULTURA no âmbito do projeto M’SAHO, que por sua vez visa resgatar e dinamizar a cultura da timbila na região e o melhoramento do festival, realizado em Quissico, vila sede do distrito de Zavala, desde 1994.
Na abertura do espetáculo, o Diretor Provincial da Cultura e Turismo em Inhambane, Emídio Nhantumbo, reiterou o “comprometimento do sector na realização do M’saho e de outras ações que concorram para a preservação e promoção da identidade cultural e do turismo a nível da Província, contribuindo, desta forma, para a diversificação do produto turístico e da promoção do destino Inhambane.”
Em palco juntaram-se 14 grupos culturais – grupos de timbila, de ngalanga (dança tradicional do povo Chope) e de fusão da timbila com outros instrumentos, com destaque para o grupo Timbila Muzimba.
Pode apreciar aqui algumas das atuações:
https://www.facebook.com/festivalmsaho/videos/564694978420729?locale=pt_PT
O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.