Saltar para o conteúdo

Moçambique: Projeto MIMO realiza o 1º Fórum de Lutheria de Maputo

  • Moçambique
  • música

12 de Dezembro de 2023

Realizou-se dia 8 de dezembro, o 1º Fórum de Lutheria de Maputo, um evento ímpar do Sector da Construção e reparação de instrumentos Musicais em Maputo.

Realizou-se dia 8 de dezembro, na Escola de Comunicação e Arte (ECA) em Maputo, Moçambique, o 1º Fórum de Lutheria de Maputo, um evento ímpar do Sector da Construção e reparação de instrumentos Musicais em Maputo.

Com o tema “Práticas e saberes do sector da construção e reparação de instrumentos musicais”, a reunião de luthiers (artesãos do som) pretende ser um encontro único de cultores da disciplina artesanal e espera converter-se numa das maiores reuniões de lutheria nacional.

Participaram no fórum construtores e reparadores de instrumentos, músicos, gerentes, diretores de festivais, académicos, educadores, ativistas, formuladores de políticas, funcionários do governo e outros profissionais do setor musical global, que puderam participar em discussões interdisciplinares de alto nível, e fazer um brainstorming juntos sobre as diretrizes de ação no sector da música.

Esta é uma iniciativa do projeto Mulheres Instrumentos Musicais e Ofício (MIMO), que tem por objetivo promover e profissionalizar o sector da construção e reparação de instrumentos musicais em Maputo.

Veja aqui a gravação do evento: https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=1388805378734444

 

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos