Morreu Miguel Gullander, perito em literatura infantojuvenil e colaborador do PROCULTURA
12 de Março de 2024
É com enorme tristeza e profunda consternação que o PROCULTURA tomou conhecimento do falecimento de Miguel Gullander, dia 11 de março, em Luanda, Angola
Reconhecido escritor e colaborador do projeto, enquanto perito em Literatura Infantojuvenil, Miguel Gullander percorreu os países africanos de língua oficial portuguesa e Timor-Leste, promovendo de forma dedicada e apaixonada atividades de incentivo à leitura e sobre pedagogia da literatura infantojuvenil, junto de mais de 1000 formandos, profissionais de educação e novos escritores.
O seu trabalho é reconhecido e admirado por todos aqueles com quem se cruzou, pela sua competência e abnegação, mas também pela sua singular humanidade.
Professor doutorado, com a sua ampla experiência profissional e académica desenvolveu um programa pedagógico único, numa fusão de métodos inovadores e clássicos, de escrita criativa e produção literária, fáceis de adaptar a vários contextos e culturas.
O seu profundo interesse pela dimensão humana, desenvolvimento espiritual e pedagogia, trouxe aos formandos novas formas de pensar a literatura infantojuvenil e despertou a sua energia criativa… a escrita como milenar e intemporal forma de expressão.
O PROCULTURA procurará dar continuidade ao seu trabalho, dando a conhecer as obras e os novos escritores dos PALOP-TL que foram inspirados pelos valiosos ensinamentos do professor Miguel Gullander.
Sinceramente agradecido, o PROCULTURA, em conjunto com os seus parceiros, colaboradores e beneficiários, apresenta as mais sentidas condolências à sua família.