Saltar para o conteúdo

Portugal: PROCULTURA – Projeto Ilhas e Encantamentos realizou Sessão de Diálogo dedicado ao tema “Literatura Infantojuvenil no Espaço CPLP”

25 de Novembro de 2024

No dia 21 de novembro, no auditório do Camões, I.P., o projeto Ilhas e Encantamentos, realizou a Sessão de Diálogo “Literatura Infantojuvenil no Espaço CPLP”, no âmbito do PROCULTURA. Este evento ocorreu na sequência do encerramento do projeto, que teve como objetivo resgatar a riqueza e o poder criativo do património cultural em países como Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Estiveram presentes a Vogal do Conselho Diretivo do Camões, I.P., Ana Paula Harfouche, o representante da Associação Marquês de Valle Flôr, Jorge Morais, e os representantes dos parceiros de implementação, da Associação Sphaera Mundi de Cabo Verde, Ana Mestre, da Cooperativa Artissal na Guiné-Bissau, Rovena Ferreira, do Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique, Alcínio Muimela, e da Casa da Cultura e também Diretora Geral da Cultura de São Tomé e Príncipe, Mardgínia Pinto.

O momento permitiu a partilha de experiências e o balanço final do projeto, com testemunhos dos parceiros e uma reflexão acerca da área da literatura Infantojuvenil, com atores chave dos setores público e privado, academia, e sociedade civil. Aberto à participação do público, o encontro foi também uma oportunidade de dar a conhecer a coleção de livros produzida no âmbito do projeto, tendo por base o património de cada país.

Em cada um dos territórios envolvidos, o projeto dinamizou uma “Casa dos Contos”, como exemplo prático de indústria criativa, com disseminação de livros, audiolivros, teatro de fantoches ou instrumentos musicais, e desenvolveu kits pedagógicos de apoio a dinâmicas do livro e da leitura. Todo o trabalho no terreno tem subjacente um conjunto de ações de capacitação das comunidades e de valorização do património local, enquanto fomenta a criação de sinergias entre entidades e pessoas de referência.

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos