Presidente do Camões, I.P. marca presença na III Mostra de Artistas Residentes PROCULTURA
4 de Abril de 2025
A Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Florbela Paraíba, assistiu no passado dia 29 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, aos espetáculos da III Mostra de Artistas Residentes PROCULTURA.
Depois de edições em Cabo Verde e em Angola, esta Mostra, que decorreu entre 28 e 30 de março em vários espaços da Fundação, reuniu criações de performance e dança contemporânea de seis artistas dos PALOP, desenvolvidas em residências artísticas, no âmbito do Programa de Mobilidade de Artistas PROCULTURA.
Numa conversa, que reuniu Florbela Paraíba, Presidente do Camões, I.P.; António M. Feijó, Presidente do Conselho de Administração da FCG; e os artistas Francisca Mirine, Mai-Júli Machado e Pak Ndjamena, de Moçambique, abordou-se a importância das bolsas de mobilidade internacional no impulso à carreira artística destes criadores.
Florbela Paraíba aproveitou para congratular os artistas, reforçando a ideia de que “o talento existe em todo o lado e é determinante dar oportunidade aos artistas para o mostrarem”. Francisca Mirine não escondeu o privilégio que sentiu ao poder apresentar o seu solo num palco como o da Gulbenkian e reforçou a importância que a residência artística PROCULTURA teve na sua profissionalização artística, não só como criadora, mas também como gestora da sua carreira. Pak Ndjamena, por sua vez, apontou a internacionalização do seu trabalho como a grande oportunidade proporcionada pelo PROCULTURA. Já Mai-Júli Machado, numa partilha emocionada, revelou que o programa de mobilidade internacional lhe permitiu sair pela primeira vez de Moçambique, estabelecer-se em Paris e poder mostrar o seu trabalho a alguns dos coreógrafos mais relevantes da atualidade: “O PROCULTURA é um projeto que muda vidas e eu sou a prova disso!”.
A Presidente do Camões, I.P., mostrou-se orgulhosa com o facto de o PROCULTURA ter conseguido mudar as vidas daqueles criadores e garantiu que também a vida de todos nós muda em momentos como estes, quando temos o privilégio de assistir às suas criações.