Saltar para o conteúdo

PROCULTURA aprova orientações estratégicas para o próximo ano

30 de Abril de 2021

Comité Estratégico do PROCULTURA reuniu no dia 22 de abril para analisar a evolução dos dois anos de implementação do projeto e discutir o plano de trabalho para o próximo ano.

O projeto da União Europeia PROCULTURA reuniu, no dia 22 de abril, o seu Comité Estratégico para analisar os progressos de dois anos de implementação e o plano de trabalho para o próximo ano.

Esta primeira reunião do dispositivo de direção da Ação contou com a participação da Ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, Dra. Eldevina Materula, do Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Dr. Manuel Gonçalves, do Embaixador de Portugal em Moçambique, Dr. António Costa Moura, da Chefe da Cooperação na Delegação da União Europeia em Maputo, Dra. Isabel Faria de Almeida, e de outros 60 representantes das tutelas da cultura e da educação nos PALOP e Timor-Leste e parceiros de implementação do projeto – ABC, ACEP, AECID, AULP, CPLP, rede EUNIC e Fundação Calouste Gulbenkian.

As orientações estratégicas aprovadas para o próximo ano (abril de 2021 a março de 2022) incluem prioridade para criação de novos cursos de ensino técnico superior, técnico-profissional e formação profissional nas áreas da cultura nos seis países; reforço de polos de criação artística e acolhimento de residências nas áreas da música, dança e teatro nos PALOP/ Timor-Leste; realização de atividades de formação em escrita criativa em conjunto com as associações de escritores destes países.

PROCULTURA é uma Ação do Programa Indicativo Multianual de cooperação entres os PALOP, Timor-Leste e a União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, IP e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem por objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e Timor-Leste