Saltar para o conteúdo

PROCULTURA apoia a mobilidade de estudantes do ensino superior no setor da cultura

30 de Janeiro de 2020

O Camões, I.P., a CPLP e AULP assinam contrato de parceria para o apoio à mobilidade de estudantes dos PALOP e Timor-Leste.

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) assinaram, no dia 28 de janeiro de 2020, um acordo de parceria para apoio à mobilidade de estudantes dos PALOP e Timor-Leste nas áreas disciplinares da cultura, no âmbito do projeto da União Europeia PROCULTURA PALOP-TL – Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor-Leste.

Nas declarações de assinatura, o Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, o Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, e o Presidente da AULP, Orlando da Mata, sublinharam a importância da mobilidade académica e valorizaram a oportunidade criada pelo programa de cooperação da União Europeia destinado à região PALOP-TL.

Através desta parceria, entre 2020 e 2023, deverá tornar-se possível a mobilidade de pelo menos 100 estudantes do ensino superior na área da cultura, seja através da atribuição de bolsas no âmbito do programa Mobilidade AULP, seja através de assistência técnica a instituições do ensino superior dos PALOP e Timor-Leste para a formalização de consórcios e candidaturas ao programa Erasmus+ da União Europeia.

PROCULTURA PALOP-TL é um projeto financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P. e cofinanciado também pela Fundação Calouste Gulbenkian. Com um orçamento de 19 milhões de Euros, tem por objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.